Caracóis Doces




Vi esta recita no blog 100% açúcar e decidi logo que tinha de experimentar. No entanto, não usei a máquina do pão para fazer a massa como era sugerido, pois fi-la eu mesma. O resultado não podia ser melhor, a massa é muito fofinha e saborosa, fez-me lembrar uma massa de croissants que ás vezes se encontra em pastelarias.



Massa:
2 ovos
240 ml leite morno
40 g de açúcar
530 g de farinha
1 colhercafé de sal
1 saqueta de fermento de padeiro (ou 10 g de fermento biológico)
80 de manteiga em cubos



Creme pasteleiro:
2 gemas
50 de açúcar
20 g de Maizena
250 ml de leite

80 g pepitas de chocolate (ou pedacinhos de chocolate)
1 ovo para pincelar



 No leite mordo desfaça o fermento e reserve. Junto todos os outros ingredientes e mexa bem, adicione a mistura de leite e fermento e vá amassando. Se a massa estiver um pouco grudenta acrescente mais farinha. Amassa bem até que a massa pareça elástica e resistente. Assim que estiver pronta coloque num recipiente polvilhado com farinha e deixe levedar (tapado com um pano) durante uma hora, pelo menos. Quando passar este tempo volte a amassar mais um pouco, faça uma bola com a massa e coloque-a no frigorífico por mais uma hora.
Entretanto,bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junto a Maizena e misture bem. Aqueça o leite e deite-o, pouco a pouco, na mistura anterior. Leve ao lume até engrossar. Reserve e deixe arrefecer.
Quando a massa estiver pronta, retire, divida-a  em duas metades, estenda a massa com o rolo em forma de rectângulo. polvilhando a bancada de trabalho com farinha. Sobre o rectângulo de massa bem esticada, e com a ajuda de uma espátula, coloque metade do creme pasteleiro que reservou. Sobre este polvilhe pedacinhos (ou pepitas) de chocolate. Enrole a massa no sentido do comprimento e corte fatias com cerca de 3 cm de largura, colocando-as, depois,  num tabuleiro com papel vegetal. Em seguida cobre-se o tabuleiro com um pano e deixa-se descansar,  à temperatura ambiente, por 40 minutos. Com o outro pedaço de massa que sobrou deve fazer o mesmo procedimento. Por fim, bate-se o ovo e pincelam-se os caracóis por cima e pelos lados. Leve depois ao forno a 180ºC por 15 a 20 minutos, ou até que ganhem uma cor dourada.