Crepes com Creme Caramelizado de Ananás








Crepes:
3 ovos
3,5 dl de leite
50 g de açúcar
125 g de farinha
30 gr de margarina derretida
Raspa de limão


Recheio e molho:
30 g de margarina
100 g de açúcar
4 rodelas de ananás
2 ovos
20 g de maisena
2 dl de leite



Desfaça os ovos com uma vara de arames, junte-lhes o leite e o açúcar e misture bem. Deite a farinha numa tigela, adicione-lhe a mistura anterior e a margarina derretida, mexendo sempre com a vara de arames até obter uma massa lisa. Perfume com a casca de limão e deixe repousar enquanto prepara o recheio.
Leve ao lume a margarina com 80 g de açúcar numa frigideira larga e de preferência anti-aderente. Introduza o ananás na frigideira quando o açúcar começar a caramelizar e deixe-o alourar. 
Enquanto isto, parta os ovos, separando as claras das gemas. Desfaça as gemas com a maisena e o leite. Retira as fatias caramelizadas de ananás, corte-as em pedacinhos e junte-as à mistura anterior também com a calda caramelizada. Leve a engrossar sobre o lume ou microondas durante 4 a 5 minutos, na potência máxima, mexendo de minuto a minuto. Deixe arrefecer enquanto coze os crepes. 
Leve a aquecer uma frigideira anti-aderente com 18 cm de diâmetro. Coloque um pouco de margarina nela e espera que derreta. Deite uma concha de massa e rode de modo a cobrir todo o fundo. deixe cozer, volte o crepe e coza do outro lado.  Repita as operações até gastar toda a massa.
Bata as claras em castelo, junte-lhes o restante açúcar (20g) e continue a bater até estarem bem firmes. Envolva delicadamente as claras com o creme preparado.
distribua o ananás caramelizado com o creme pelos crepes, dobre em quatro e sirva. Por cima do crepe pode por um pouco do creme e acompanhar com pedacinhos de fruta (eu usei framboesas) ou chocolate.





Fonte: Vaqueiro