Cheesecake de Chocolate e Amora

 








Já fiz bastantes cheesecakes, principalmente de morango, mas desde que provei este que se tornou especial. Tem um sabor diferente, mais suave e agradável.





Base:
1 pacote de bolacha maria
180 g de manteiga/margarina
50 g de cacau 


Creme:
1 caixa de queijo-creme de 200 g (uso philadelphia ou marca continente)
1 pacote de natas (200 ml)
200 g de açúcar
6 folhas de gelatina


Cobertura:
Cobertura:
5 colheres de sopa (cheias) de compota de amora (ver receita aqui)
6 colheres de sopa de água
1 folha de gelatina




Base:
Pique as bolachas na picadora até obter uma espécie de farinha. Reserve.
Junte o cacau e a manteiga derretida, amassando bem com as mãos, até obter uma massa consistente.
Forre uma tarteira/forma de aro removivel com papel vegetal untado com margarina/manteiga (isto é para que o cheesecake não fique colado à forma) mas se usar uma forma anti-aderente/silicone não precisa de fazer este passo.
Coloque a massa de cacau na tarteira e alise-a muito bem com a ajuda de uma colher (mas não pressione muito).
Leve ao frigorífico por uns minutos (10-15 minutos).


Creme:
Para fazer o creme deve demolhar as folhas de gelatina em água fria, deixando-as lá por uns minutos.
Num recipiente misture o queijo-creme com o açúcar, mexa bem. Em seguida junte as natas batidas em chantilly (antes de as usar leve-as ao congelador por 15 minutos), envolvendo-as bem.
À parte leve as folhas de gelatina ao microondas até que derretam e junte-as ao preparado anterior, mexendo bem até obter um creme homogéneo.
De seguida retire a base de cacau do frigorífico e coloque sobre ela o creme de natas e queijo. Leve novamente ao frigorífico para solidificar durante, pelo menos, 3 horas.


Cobertura:
Ao fim das 3 horas (pode deixar durante a noite no frigorifico e só colocar a cobertura no dia seguinte) e quando o cheesecake já estiver bem solidificado deve colocar a cobertura e decorar a gosto.
A cobertura de amora faz-se levando um tacho ao lume com 2 colheres de sopa de doce de amora com 2 colheres de sopa de água, mexendo sempre até que o doce se dissolva completamente e obtenha uma espécie de calda espessa. Retire do lume e deixe arrefecer completamente (não coloque a cobertura logo no cheesecake pois esta irá derrete-lo).
Quando já estiver frio, e com a ajuda de uma colher, coloque a cobertura de amora no cheesecake, com cuidado, e alisando-a o máximo possível. Decore a gosto e leve ao frigorifico até ao momento de servir.