Frango Marroquino












A requintada gastronomia marroquina é pródiga na combinação de sabores: legumes e frutos secos, especiarias perfumadas, carnes soberbamente condimentadas, peixes e mariscos delicadamente preparados... 
Este é o prato de eleição da minha mãe, ela adora a gastronomia de Marrocos. E eu concordo plenamente com ela, é um dos meus pratos favoritos. Só de me lembrar daquele saborzinho adocicado e suave, das tâmaras e das ameixas a desfazerem-se na boca...



1 frango cortado aos pedacinhos e sem peles
1 dl de óleo/azeite
2 colheres de sopa de mel (bem cheias)
2 colheres de sopa de coentros em pó
1 cebola média picada
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá cominhos
1 colher de chá gengibre em pó
100 g de ameixas secas
60 g de passas
50 a 100 g de tâmaras 
50 g de amêndoas torradas
1/2 limão cortado em gomos
sal e pimenta q.b.



Num recipiente pequeno coloque água e junte-lhe as passas, demolhando-as por 5 minutos. Num pratinho coloque as amêndoas palitadas e leve ao microondas por 1 minutos, ou menos, para que torrem. Reserve ambos. 
Numa caçarola anti-aderente deite o óleo, o mel,  a cebola bem picada, o gengibre, a canela, o açafrão e os cominhos. Leve ao lume e deixe ferver 2 minutos. Coloque o frango em pedaços, os coentros, o sal e a pimenta. deixe refogar mais 4 minutos. Junte as passas, as ameixas e as tâmaras, tape, e, sobre lume brando, deixe cozinhar aproximadamente 45 minutos, mexendo com alguma frequência para que as especiarias não queimem.
Assim que passar este tempo e a carne estiver tenra mexa bem, rectifique o sal, adicione o limão em gomos (com casca) e as amêndoas previamente torradas. Tape, apague o lume e deixe repousar durante 10 minutos. Sirva com cuscus.

1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/