Frango Agridoce com Ananás




A gastronomia tailandesa está cada vez mais difundida e apreciada. O segredo desta culinária milenar vai além do preparo dos pratos. Conta-se que há dois séculos os tailandeses comiam sentados numa esteira ou tapete. No lugar de mesas, eram usados grandes vasos de bronze com uma tampa, sobre as quais era colocada uma toalha vermelha. A carne era cortada em pequenos pedaços e o arroz colocado numa tigela funda no chão. O equilíbrio de sabores, aromas, texturas e cores é muito valorizado. As refeições tailandesas são compostas por muitos pratos, todos levados à mesa ao mesmo tempo: sopa, salada, um prato picante (caril) e vários molhos em geral à base de "nam pla" (molho de peixe) onde são mergulhados vegetais ou frutos do mar.



2 peitos de frango
2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
1 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de concentrado de tomate (ou polpa)
1 colher de café de pimentão doce
1 dl de calda de ananás (de conserva)
4 rodelas de ananás
molho de soja q.b.
sal q.b.
pimenta preta q.b.



Corte os peitos de frango aos pedacinhos (tiras finas) e tempere com molho de soja, sal e pimenta, reserve durante duas horas. 
Numa frigideira coloque 2 colheres de sopa de manteiga, deixe-a derreter e adicione os pedacinhos de frango e vá mexendo de vez em quando até que se apresente cozido. Em seguida adicione metade do vinho branco e mexa até que evapore. Acrescente o restante vinho, a polpa de tomate, o pimentão doce, misture bem e deixe apurar em lume brando. Quando estiver quase sem molho vá adicionando, aos poucos, a calda de ananás e deixe cozinhar mais um pouco. Por último, junte o ananás partido em pedacinhos e deixe ficar mais um pouco ao lume. Sirva quente e acompanhe com arroz jasmim ou basmati.

1 comentário:

  1. Olá!

    Adoro sabores diferentes, experimentei fazer este prato e ficou uma delícia! Tens de colocar aqui mais pratos da cozinha tailandesa, pois são sempre maravilhosos!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/