Laranja Cristalizada





cascas de laranja
açúcar (50 g por cada laranja)
água (50 ml por cada laranja)



Descasque as laranjas e retire a maior quantidade possível da parte branca (interior da casca) porque é a parte mais amarga e quanto mais se retirar melhor.(aconselho a espalmar a casca e usar uma faca afiada). Em seguida corte as cascas em tirinhas bem fininhas e reserve.
Colocam-se as tirinhas numa panela e cobrem-se com água. Leva-se ao fogo até ferver e deixa-se estar uns 2 ou 3 minutos. Depois escorrem-se muito bem e passam-se em água fria e repete-se o processo, com nova água.
Entretanto, num tacho ao lume, junta-se a água ao açúcar, mexe-se bem e colocam-se as tirinhas lá dentro. Deixa-se o lume no mínimo e cozinha-se por uma a duas horas (depende da quantidade), até a calda estar grossa e reduzida e as tirinhas estarem translúcidas. 
Após este tempo, enrole as tirinhas em açúcar ou mergulham-se em chocolate e estendem-se sobre grades, para secar( se as tiver feito com açúcar ou chocolate levará 1 dia a secar, mas se as preferir simples, só com a calda levará 2 dias). No fim de pronta guarde em caixas herméticas.

  
Nota: Pode usar qualquer citrino á sua escolha como, por exemplo, limão, toranja, lima, clementina, etc.