Açorda de Camarão à Algarvia










350-400g de camarão inteiro
6 dentes de alho
1 molhinho de coentros frescos (picados)
1200ml de água da cozedura do camarão
400g de pão Alentejano
70g de azeite
1-2 ovos
sal e molho de piripiri q.b.
(ver receita aqui)



Comece por cozer os camarões em 1200ml de água temperada de sal, casca de cebola e molho de piripiri ou malagueta moída. Depois de cozidos descasque-os e aproveite o caldo da cozedura para mais tarde. Pisam-se as carapaças e as cabeças e leva-se ao lume a ferver na água em que o camarão cozeu, com a panela destapada; esta fervura tem por fim concentrar o aroma do marisco. Passa-se a água por um passador.
Entretanto parta o pão em pedaços pequenos e reserve.
Num almofariz esmague os alhos com os coentros e um pouco de sal.
Leve um tacho com azeite ao lume e misture aí os coentros e os alhos. Deixe fritar um pouco e junte o pão. Mexa e, lentamente, vá juntando a água de cozedura dos camarões até o pão ficar desfeito e com a consistência de uma papa mole. Retire o tacho do lume, junte um ovo batido e mexa até o ovo estar integrado na mistura e cozinhado, se a açorda estiver muito seca junte outro ovo. Adicione os camarões previamente descascados e polvilhe com um pouco mais de coentros picados, se desejar, envolva bem. Sirva ainda quente.




Nota: Em vez de camarão inteiro pode usar descascado mas, deste modo, terá de fazer o caldo de camarão com cubos de caldo de marisco (2 a 2.5, aproximadamente).




Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/