Galette des Rois





"La galette des Rois" (o bolo ou "bolacha" dos Reis) é um bolo de origem francesa que celebra a Epifania e era tradicionalmente vendido e consumido alguns dias antes e após esta data. Na França moderna, os bolos podem ser encontrados na maioria das padarias durante o mês de Janeiro. Duas versões existem, no norte da França o bolo é composto por camadas de massa folhada com um centro denso com recheio. No sul, o bolo é uma espécie de brioche muito parecido com o Tortell catalão.




2 rolos de massa folhada redonda
3 ovos
100 g de amêndoas em pó
100 g de açúcar
1 colher de sopa de farinha
70 g de manteiga amolecida
1 colher de sopa de rum
1 colher de sopa de leite
1 fava seca (opcional)



Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Com uma vara de arames bata muito bem os ovos com as amêndoas em pó, o açúcar e a manteiga amolecida (apenas amolecida naturalmente). Junte a farinha e o rum, misture bem, mas delicadamente. Reserve.
Estenda uma das bases de massa folhada sobre uma folha de papel vegetal untada e coloque no tabuleiro que levará ao forno. Disponha o recheio de amêndoa que preparou na massa e introduza a fava no recheio. Cubra com a outra base de massa folhada unindo-a bem à que colocou primeiro. Pincele as bordas de ambas as massas com um pouquinho de água e pressione com a ponta dos dedos para as unir. Decore a superfície da massa com a ponta de uma faca  (desenhe um gradeado, por exemplo) e pincelar com o leite. Leve ao forno, a 200ºC, por 30-35 minutos, ou até a massa folhada estar igualmente cozinhada.