Arroz Doce



Muitos de nós pensamos que o arroz-doce foi criado por nós, portugueses, mas, na verdade a sua  origem é turca ou árabe. Nos dias de hoje, este docinho é consumido no mundo inteiro e com os mais diversos ingredientes adicionados, tais como; leite condensado, cravo-da-índia, leite-creme, entre muitos outros.
Esta receita que apresento aqui é o tipo que mais tradicional podemos encontrar em Portugal, e agradeço a Neuza Costa (Sabor Intenso) pela sua magnifica receita.



125g de arroz carolino
200g de açúcar (a receita original leva 225)
3 gemas de ovo
1 casca de limão (grandinha)
1 pau de canela
25g de manteiga
250 ml de água
1/2 chávena de chá de leite
850 ml de leite
Sal q.b.
Canela em pó q.b.



Numa panela, leve ao lume a água e o arroz. Tempere com um pouco de sal e deixe cozer até a água secar. Depois da água evaporar, junte a manteiga, as cascas de limão, os paus de canela e o leite. Mexa e deixe cozer durante 30 minutos. Mexa de vez em quando para não agarrar no fundo. Passado os 30 minutos acrescente o açúcar. Dissolva as gemas com a chávena de leite. Enquanto mexe, junte as gemas ao arroz e quando começar a borbulhar apague o lume. Depois de servido em taças, leve o arroz doce ao frigorifico. Depois de frio, polvilhe com canela e está pronto a servir.