Brioche





Apesar da sua dita origem francesa, o brioche é considerado por muitos como sendo uma criação romena. Nos dias de hoje, o brioche é frequentemente cozinhado com pedaços de frutas ou chocolate e é servido como os mais diversos recheios doces ou salgados.




575g de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar baunilhado (ou meia colher de chá de essência de baunilha)
3 ovos grandes
200g de margarina amolecida
70g de açúcar
80g de leite morno
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de raspa de limão ou laranja (raspa fina)
12g de fermento fresco




Num pequeno recipiente coloque o leite aquecido (bem quente) e junte o fermento para que dissolva. Reserve. Num recipiente largo coloque os restantes ingredientes e junte o leite (quando o fermento já estiver dissolvido). Amasse bem durante uns minutos. Quando a massa se encontrar homogénea e elástica coloque-a, bem tapada, para levedar, por 1 hora ou 1:30. Ao fim deste tempo disponha a massa sobre uma superfície enfarinhada e molde-a da forma como preferir (eu fiz bolinhas). Coloque a massa num tabuleiro ou noutro recipiente largo e tape bem com um pano de modo a levedar mais uma vez até a massa dobrar de volume (entre 0:30 a 1:00 hora). Coloque os brioches num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha. Pincele levemente as bolinhas com leite e leve a forno pré-aquecido a 180º C por 20 a 25 minutos, aproximadamente.


2 comentários:

  1. Olá, conheci-te no SaborIntenso e cheguei ao teu blog, parabéns gostei muito e já me fiz tua seguidora, aproveito e deixo-te o convite para visitares a minha cozinha:)
    Os Pãezinhos estão Lindos!
    Beijinhos.
    cozinhadaduxa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Também te conheci através do SI e também já sou tua seguidora.


    Tens um desafio no meu blog pra ti: http://deliciasdivinais.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/