Paçoquinha Doce






A paçoca é um docinho de origem brasileira confeccionado à base de amendoim. É tradicionalmente preparada para consumo nas festividades da Semana Santa e das festas juninas.
No Brasil, existem dois tipos de paçoca: uma que é mais seca, ligeiramente salgada, esfarelando-se facilmente e normalmente faz-se com a forma de rolha de cortiça. O outro é ligeiramente húmido, mais denso e doce, e normalmente é feito no formato de quadrados.
O que apresento aqui é do último tipo; doce e húmido.




250g de amendoim torrado, sem pele
1 e 1/2 pacotes de Bolachas Maria
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de açúcar



Para fazer estes bolinhos pode optar por usar amendoim torrado com ou sem sal. Se preferir que não fique muito doce use amendoins salgados (eu usei amendoins torrados sem sal porque queria que ficasse bem docinho).
No processador de alimentos, misture o amendoim com as bolachas e pique bem até obter uma espécie de farinha grossa. Transfira o preparado para um recipiente largo e acrescente o açúcar, incorporando-o bem. Adicione o leite condensado e bata até formar uma bola de massa homogénea. Transfira este preparado para um tabuleiro quadrado forrado com papel vegetal untado com margarina. Usando as mãos, pressione-o muito bem para formar uma camada uniforme e acabe por alisar a sua superfície com uma colher. Deixe descansar por, pelo menos, 30 minutos. Após este tempo, use uma faca para cortar em quadradinhos (se preferir pode corta-lo ainda dentro do tabuleiro). Guarde-os em recipientes hermeticamente fechados.


Nota: Rende cerca de 36 quadradinhos.