Bolo Fofinho de Chocolate, Noz e Baunilha






Massa:
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Creme de Baunilha:
150ml de leite
30g de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
1 gema
1 colher de chá de açúcar baunilhado
100ml de natas1 colher de sumo de limão
2 colheres de sopa de nozes trituradas grosseiramente




Massa:
Num recipiente largo junte os ovos com o açúcar e mexa bem com uma vara de arames. Em seguida incorpore a farinha, o fermento e o chocolate em pó e volte a mexer. Por fim, junte os líquidos à massa e bata bem até que esta fique bem homogénea e sem grumos.
Numa forma de aro removivel, untada com margarina e polvilhada com farinha, deite a massa do bolo e leve-o ao forno a 170ºC por, aproximadamente, 45 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura).
Após o cozimento do bolo, retire-o do forno e corte-o em duas partes iguais.


Creme:Levar ao lume 100ml de leite com metade do açúcar, até ficar quente.
Combinar o restante açúcar, o açúcar baunilhado, a maisena e a gema. Aos poucos juntar o restante leite e misturar bem. Gradualmente (e mexendo sempre com uma vara de arames), juntar a mistura da gema ao leite quente. Levar novamente ao lume até obter um creme espesso (lume brando e mexendo sempre).
Transferir para uma taça e deixar arrefecer por 10 minutos. Cobrir com película aderente (directamente sobre o creme) e levar ao frigorífico até ficar bem frio.
Juntar as natas (deve colocar as natas no congelador 15 minutos antes de as usar) e o sumo de limão. Bater as natas bem firmes.
Retirar o creme do frigorífico e retirar a película aderente. Bater o creme com a batedeira até ficar uniforme e aveludado. Cuidadosamente envolver as natas batidas no creme. Levar novamente ao frigorífico, durante pelo menos 1 hora.


Montagem:
Coloque uma das duas partes do bolo num prato de servir e barre-o com o creme (reservando um pouco mais de metade para a cobertura). Sobre este coloque a segunda metade do bolo e use o restante creme para barrar todo o bolo. Decore a gosto.