Bife alla Parmegiana














O bife à parmegiana é um prato de origem italiana composto por um pedaço de carne fatiado (vaca ou porco) panado e que depois é coberto com molho de tomate italiano, queijo ralado do tipo parmesão (ou muzarella) e condimentos como oregãos, manjericão e coentros.






Marinada:
2 bifes de porco
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão q.b.
1 dente de alho bem picadinho
Louro em pó q.b.

Para panar:
Farinha de trigo
Pão ralado 
1 ovo batido 

Molho de tomate italiano:
200 g de tomate pelado em pedaços
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher de sopa de óleo/azeite
1/2 colher de chá de açúcar
Basilicão ou Manjericão q.b. 
Oregãos q.b.
1 folha de louro
2 colheres de concentrado de tomate
Sal e pimenta q.b.

Montagem:
4 fatias de queijo mozarella
Queijo parmesão ralado (ou emmental)



Tempere os bifes com todos os temperos da marinada e deixe tomar sabor por, pelo menos, meia hora.
Após este tempo deve panar os bifinhos. Passe-os primeiro em farinha de trigo (este passo é importante para que a "casquinha" não se desprenda enquanto estiverem a fritar). Bata com a palma da mão para prender bem a farinha de trigo no bife. Em seguida passe por ovo batido. Por último passe os bifes no pão ralado. Novamente bata com a palma da mão para grudar bem. Aqueça bem o óleo de amendoim e frite os bifes e escorra-os sobre papel absorvente.
Unte um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de margarina e disponha os bifes, lado a lado, sobre esta. Sobre os bifes coloque bastante molho de tomate italiano (que deve preparar com alguma antecedência) e em cima coloque o queijo mozarella em fatias (2 fatias por bife) e salpique com o queijo parmesão/emmental ralado. 
Leve ao forno a 200ºC por 10-15 minutos ou até o queijo estar gratinado.
Sirva de imediato com batata palha e arroz.


Molho de tomate italiano:
Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite ou óleo, junte o tomate em pedaços pequenos e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate, mexendo bem. O molho não deve ficar muito líquido portanto, se isto acontecer, junte mais tomate em pedaços ou concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer  antes de usar.