Vol-au-Vent de Creme de Camarão











O Vol-Au-Vent é uma iguaria de origem francesa, feita com massa folhada em formato de cestinhas e recheadas com misturas cremosas, que, quase sempre, são salgadas.



Vol-au-Vent:
2 placas de massa folhada
1 gema de ovo
1 colher de sopa de água


Creme de camarão:
180g de camarão descascados
1 xícara  de chá de leite
2/3 de xícara  de chá de cogumelo frescos cortados em pedacinhos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 pedacinho de alho-francês
1 colher de sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.



Vol-au-vent:
Aqueça o forno a 200° C. 
Coloque a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada e passe o rolo da massa sobre ela. 
Bata a gema com a água e pincele a massa com esta mistura. Com um cortador faça círculos na massa (não muito grandes, pois a massa cresce ao ir ao forno), retire o circulo com cuidado e coloque-o sobre uma superfície enfarinhada. Neste círculo de massa (no centro dele) faça um círculo mais pequeno, mas ao de leve (não pressione muito senão ficará estragado), pois não é para cortar a massa e sim para dobrar por essa zona (faça uma espécie de meio corte). Em seguida, com a zona do meio-corte virada para dentro, molde a massa de forma a fazer uma espécie de "copinho"(o círculo mais pequenino em meio-corte que fez servirá para marcar o fundo do "copinho"). Faça este procedimento por oito vezes ou até acabar a massa folhada.
No fim dos "copinhos" moldados coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve-os ao forno a 200º C por 15-20 minutos, aproximadamente, ou até a massa cozer.

Creme de camarão:
Numa panela em lume brando derreta a manteiga, junte o alho-francês bem picadinho e cozinhe por 5 minutos.
Adicione a farinha de trigo e, fora do fogo, junte o leite, mexendo bem. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até engrossar, sem parar de mexer. Junte os camarões, os cogumelos (em quatro partes) e a salsa picada finamente e cozinhe por mais 3 minutos.
Recheie os vol-au-vents com o creme de camarão. Decore a gosto.