Chimichangas






Chimichangas é um prato de origem mexicana que é confeccionado com tortilhas fritas e recheadas, ou seja, é um taco/burrito frito.
O prato costuma ser preparado preenchendo uma tortilla com uma vasta gama de ingredientes; feijão, queijo, carne desfiada, carne marinada, e dobrando-o num pacote rectangular. Então, é frito e pode ser acompanhado com pico-de-gallo, sour cream e guacamole.





1 kg de carne porco/vaca/frango (usei vaca)
1.5 L de água
2 dentes de alho picados
1-2 colheres de sopa de chili/piripiri em pó (deve colocar a gosto - pois esta receita é bastante picante)
1 colher de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de oregãos
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de cominhos
1/8 colher de sopa de pimenta preta
12-16 tortilhas médias/grandes (ver receita aqui - deve fazer o triplo da receita)
500g de queijo cheddar ralado
12-16 fatias de queijo cheddar (não tinha-usei muzarella)
Óleo de amendoim q.b.


Acompanhamentos:
Pico-de-gallo (ver receita aqui)
Guacamole (ver receita aqui)
Sour cream (ver receita aqui)




Numa panela larga/wok coloque a água, os alhos picados, sal, chili, vinagre, orégãos, cominhos e a pimenta. Leve a lume forte e depois de ferver junte a carne cortada em 4 partes (250g cada), diminua para lume brando e deixe cozinhar, com a tampa, até que a carne fique tenra.
Quando a carne estiver cozinhada, destape a panela e deixe ferver por 15 minutos para reduzir o molho, caso este ainda esteja muito líquido acrescente farinha ou amido de milho dissolvidos num pouco de água.
Retire a carne da panela e reserve o molho num recipiente.
Usando dois garfos, desfie toda a carne e misture novamente com o molho. Leve ao congelador ou frigorifico para arrefecer. 
Entretanto deve fazer as tortilhas; para este prato será necessário que as tortilhas sejam grandes portanto, para esta quantidade de recheio, irá precisar de 12-16 tortilhas grandes, ou seja, deverá fazer o triplo da receita que indico aqui). Depois das tortinlas feitas deve mantê-las quentes entre dois pratos (se usar tortilhas de compra deve aquece-las de ambos os lados numa frigideira sem gordura).

 

Montagem da Chimichanga:
Sobre uma superfície lisa coloque uma tortilha, no centro desta coloque uma colher de sopa (ou mais-depende do tamanho da tortilha) do preparado de carne e molho. Sobre a carne, e entre ela, coloque queijo cheddar. 
Dobre a parte esquerda da tortilha quase até se juntar à outra (mas deixando alguns centímetros entre as duas partes), em seguida faça um dobra para dentro na parte de cima da tortilha. Faça o mesmo na parte de baixo e, finalmente, dobre para dentro a parte da direita que havia sobrado, deste modo a tortilha ficará fechada como se fosse uma trouxa, mas, se preferir, pode colocar alguns palitos para a segurar melhor. Vire a tortilha ao contrário de modo a ficar com a parte lisinha para cima, parecendo uma trouxinha. Execute este processo para cada uma das tortilhas e reserve.
Numa frigideira funda aqueça óleo de amendoim em abundância e, quando este estiver bem quente, frite cada uma das trouxas que reservou, virando-as a meio da fritura. Coloque sobre papel absorvente para que absorva o óleo em excesso e reserve-a num lugar aquecido.
Depois de fritas todas as chimichangas, coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e com algum espaço entre si. Sobre cada uma das tortilhas coloque uma fatia de queijo cheddar e leve a forno médio-baixo até gratinar.
Retire os palitos antes de servir as chiminingas.
Sirva com pico-de-gallo, guacamole e sour cream.



 

Nota: Pode fazer esta receita de outra forma, substituindo o queijo cheddar ralado por fatias de abacate (irá precisar de dois abacates pequenos).