Guardanapos e Tortinhas




Massa:
6 ovos
200 g de açúcar
160 g de farinha
2 colher de sobremesa de fermento

Creme Pasteleiro: 
1/2 litro de leite
2 ovos
60g de açúcar
1 colher de sopa açúcar baunilhado
30-35g de farinha (ou amido de milho)




Massa:
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro e espumoso.
Acrescente a farinha e o fermento e misture bem.
Forre dois tabuleiros (divida a massa pelos dois ou faça duas vezes metade da receita) de 30x24cm com papel vegetal untado com margarina e disponha a massa sobre ele, alisando-a para formar uma camada fina.
Leve a cozer, na grelha central do forno, durante 8-12 minutos, aproximadamente, a 150ºC, cada tabuleiro.
Depois de cozido retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar, retire o papel vegetal com muito cuidado.

 
Agora há duas formas de fazer os guardanapos e as tortinhas, escolha a que lhe der mais jeito:
- Barre a massa com o creme de pasteleiro, pouco, e alise-o bem com uma faca ou espátula. Em seguida corte a massa em quadrados iguais e perfeitos (atenção que se não ficarem mesmo quadrados os guardanapos não ficam iguais aos de compra). Para fazer os guardanapos dobre o quadrado de massa formando um triângulo. Para fazer as tortinhas basta enrolar o quadrado de massa. Polvilhe com açúcar.
- Corte a massa em quadrados iguais e perfeitos (atenção que se não ficarem mesmo quadrados os guardanapos não ficam iguais aos de compra). Barre a massa com o creme de pasteleiro, pouco, e alise-o bem com uma faca ou espátula. Para fazer os guardanapos dobre o quadrado de massa formando um triângulo. Para fazer as tortinhas basta enrolar o quadrado de massa. Polvilhe com açúcar.


(eu segui as instruções da primeira opção e ficaram muito perfeitinhos)


Creme Pasteleiro: 
Aqueça o leite com o açúcar baunilhado (reserve um pouquinho de leite). 
Bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Junte a farinha, em chuva, e o leite que reservou, mexa bem. Acrescente o leite quente sem parar de bater. 
Leve este preparo ao lume até engrossar, sem parar de mexer. Quando obter um creme grosso e homogéneo retire do lume e bata um pouco com a batedeira eléctrica para ficar um creme mais leve e fofo. Coloque num recipiente tapado com película aderente em contacto com o creme, isto é, mesmo pousado em cima do creme para não ganhar aquela camada superficial grossa. Deixar arrefecer.