Folar de Folhas/Folar de Olhão








Massa:
500g de farinha
30g de fermento fresco (ou 1/2 saqueta de fermipam)
1 laranja grande e sumarenta (apenas o sumo)
0,75dl de água morna
1/21 colher de café de sal fino
1 colher de sopa de açúcar louro
60g de banha
70g de manteiga
1/2 cálice de aguardente -velha


Recheio:
200g de açúcar amarelo/louro
90g de manteiga
10 a 30g de canela



Num recipiente largo coloque a farinha juntamente com a manteiga, a banha, o sumo da laranja, a aguardente, o sal e o açúcar. Faça uma cova (buraco) no centro da farinha e verta nela o fermento previamente dissolvido na água morna. Misturando os ingrediente de fora para o centro e amasse muito bem até obter uma massa elástica e sem grudar nas mãos.
Faça uma bola de massa e divida-a em 8 bolinhas com o mesmo tamanho.
Unte um tacho de alumínio de 18 cm de diâmetro com manteiga abundante.
Sobre uma superfície enfarinhada estenda cada uma das bolas com o rolo até formarem um círculo ligeiramente mais pequeno do que a base da forma (tacho/panela), pois irão crescer durante a levedação (Abra-as com o rolo da massa até ficarem circulares e planas, com cerca de 0,5cm de expessura.).
 Junte o açúcar com a canela. Derreta manteiga e com um pincel barre muito bem cada círculo de massa dos dois lados e polvilhe abundantemente com açúcar e canela. (Como a massa quase que não leva açúcar, será a quantidade aqui usada que vai definir se o folar fica mais ou menos doce. A manteiga deve ser usada abundantemente pois será ela que juntamente com o açúcar vai selar as camadas criando uma espécie de caramelo. Uma boa opção será colocar 4 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga e canela q.b., isto para cada camada do folar. Ou distribua as 200g de açúcar misturadas com as 10-30g de canela por todas as camadas do folar.) Se desejar coloque umas nozes de manteiga para finalizar cada camada, isto deixará o folar ainda mais húmido.
Vá sobrepondo os vários círculos uns por cima dos outros dentro do tacho, tendo o cuidado de, com os dedos, pressionar um pouco cada uma das camadas que acrescenta.
Deixe levedar durante 3 horas coberto por diversos panos para atingir o dobro do volume. 
Ao fim deste tempo, polvilhe a superfície do folar, abundantemente, com açúcar e um pouco de canela e leve ao forno a 190º durante cerca de 45 a 60 minutos. 
Desenforme-o ainda quente com o auxilio de uma faca de modo a liberta-lo. 


Nota: Os ingredientes mencionados nesta receita servem para confeccionar um folar grande ou dois pequenos.

Adaptado de: Figo Lampo