Bolo de Baunilha com Brigadeiro












Massa:
1 chávena de farinha
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de leite
2 ovos
1/2 colher de sopa de fermento
1 colher de café de essência de baunilha


Recheio e Cobertura:

1 lata de leite condensado
100ml de natas
2 colheres de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de chocolate em pó (usei pantagruel)
granulado de chocolate q.b.





Massa:
Ligue o forno a 200ºC. Separe as gemas das claras.
Misture as gemas com o açúcar e bata bem até obter um creme esbranquiçado. Junte a farinha, o leite, a essência de baunilha e o fermento, batendo bem.
Bata as claras em castelo firme e junte-as ao preparado anterior.
Unte uma folha de papel vegetal com margarina e polvilhe-a com farinha e coloque-a numa forma pequena (eu usei um tacho de 18 cm de diâmetro, pois o bolo será bem pequeno).
Coloque a massa na forma e leve-a ao forno durante 30minutos, aproximadamente a 200º C (400F). Para verificar se o bolo está pronto faça o teste do palito (espete um palito de madeira no centro do bolo e se este sair limpo é porque está cozido).
Desenforme e deixe arrefecer.


Recheio e Cobertura:
Entretanto prepare a cobertura de brigadeiro. Leve ao lume um tachinho com a manteiga, o leite condensado, o chocolate e as natas. Sem parar de mexer deixe cozinhar em lume brando até a mistura começar a espessar (o que deve demorar cerca de 10 minutos). Para verificar que está pronto basta que ao passar uma colher pelo fundo do tacho o creme desgrude do fundo. Retire do lume e use de imediato.


Montagem:
Corte o bolo na transversal e recheie uma das partes com o creme de brigadeiro (este deve estar quente para conseguir barrar, caso contrário ele solidificará e não será possível barrar). Coloque a outra parte do bolo e cubra com o creme, espalhando e alisando a superfície. Polvilhe com o granulado de chocolate e leve ao frigorífico até servir.