Barrinhas de Chocolate e Morango











Massa:
150g de manteiga
120g de açúcar

1 ovo

1 colher de chá de essência de baunilha

1/2 xícara de aveia em flocos finos

350g de farinha de trigo



Para pincelar a massa:

1 clara de ovo



Recheio:
300g de morango 
1.5 colher de sopa de açúcar glacê
1 colher de sumo de limão


Para decorar:
100g de chocolate meio amargo (derretido num pouquinho de água)

seringa de pasteleiro





Recheio:
Numa panela, coloque os morangos, o açúcar e sumo de limão. Leve ao lume, mexendo sempre, até reduzir quase todo o líquido (cerca de 8 a 10 minutos em lume forte). Para saber se está no ponto passe a espátula no fundo da panela e se a geleia não volta a cobrir o esse espaço é porque já está pronta. Deixe arrefecer completamente.


Massa:
Pré-aqueça o forno a 180˚C. Forre uma forma grande com papel vegetal e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar, usando a batedeira eléctrica, até formar um creme claro e fofo. Junte o ovo e a baunilha e bata mais um pouco. Acrescente a aveia e misture. Junte a farinha e misture só até formar uma massa homogénea.
Numa superfície enfarinhada, abra a massa formando um rectângulo. Com uma régua escolar limpa corte 10 rectângulos de 10cmx4cm e mais 10 rectângulos de 11cmx5cm.
Nos rectângulos mais pequenos, e fazendo uma linha no centro destes, coloque um pouquinho do recheio já frio. Pincele os rectângulos maiores com clara de ovo e coloque-os sobre os mais pequenos, para fechar a barrinha. Usando a régua, corte as bordas das barrinhas, aparando-as por completo e, deste modo, selando-as. 
Coloque cada barrinha na forma que previamente preparou e leve ao forno por, aproximadamente 30 minutos ou até que a base esteja dourada. Deixe arrefecer sobre uma grade e decore com chocolate derretido.



Adaptado de: Chocorango