Bolo Chiffon de Laranja









Chiffon é um bolo muito leve e fofo feito com óleo vegetal, ovos, açúcar, farinha, fermento e aromas. Este bolo tão fofo, que se desfaz na boca, foi inventado em 1927 por Harry Baker, um vendedor de seguros da Califórnia que tornou-se confeiteiro. O senhor Baker manteve a receita secreta durante 20 anos até que acabou por vende-la para a General Mills. 
Nessa altura, o nome foi mudado para "bolo chiffon" e um conjunto de 14 variações da receita foram lançadas ao público num panfleto publicado em 1948 por Betty Crocker.





125+70g de açúcar
4 gemas
5 claras 
80ml de sumo de laranja
80ml de óleo de amendoim
120g de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de café de aroma de laranja



Bata as 125g de açúcar com as gemas até obter um creme esbranquiçado. Junte o óleo e bata mais um pouco. Adicione o sumo de laranja em duas vezes, misturando com uma vara de arames, sem fazer muita força para não criar bolhas. Peneire a farinha e o fermento sobre as gemas batidas e misture levemente.
À parte, bata as claras em castelo firme, junte-lhes 70g de açúcar e bata mais um pouco. Junte este preparado ao anterior aos poucos, envolvendo bem e levemente à medida que vai incorporando as claras. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha e adicione a massa do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30-40 minutos se usar uma forma com buraco ou 1 hora se optar por uma forma comum. Para verificar a cozedura faça o teste do palito no centro do bolo. Quando o bolo estiver cozido deixe-o arrefecer dentro do forno e com a porta fechada (caso contrário ele poderá abater), após já estar frio desenforme com cuidado.



Adaptado de: Pecado da Gula




3 comentários:

  1. What a material of un-ambiguity and preserveness of precious experience concerning unpredicted feelings.
    Feel free to visit my site :: full service catering

    ResponderEliminar
  2. Somebody essentially assist to make critically posts I
    might state. That is the first time I frequented your web page and up
    to now? I amazed with the research you made to make this actual publish incredible.
    Excellent process!
    My page chandler real estate agent

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/