Bolo Mármore Amanteigado















280g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
¼ colher de chá de sal
225g de manteiga (em temperatura ambiente)
200g de açúcar
4 ovos grandes (em temperatura ambiente)
1 colher de chá de essência de baunilha
100g de chocolate amargo, picado

 


Derreta o chocolate em banho-maria e deixe arrefecer.
Numa forma para bolo inglês de 25x10cm (ou superior) coloque uma folha de papel vegetal untada com margarina e polvilhada com farinha. Reserve.
Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal.
Na tigela da batedeira bata a manteiga e o açúcar em velocidade alta até obter um creme clarinho e fofo (5 minutos, aproximadamente). Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone ou borracha. Reduza a velocidade para média e comece a acrescentar os ovos, um a um, batendo por 1 a 2 minutos a cada adição. Novamente, desligue a batedeira algumas vezes e raspe as laterais da tigela.
Junte a baunilha. Reduza a velocidade para baixa e adicione os ingredientes secos peneirados, batendo só até incorporá-los – não misture demais. Você pode optar por misturar o final dos ingredientes ou até mesmo toda a mistura com uma espátula ao invés da batedeira.
Transfira metade da massa para uma tigela e cuidadosamente misture o chocolate derretido e frio, envolva bem até obter um creme homogéneo. 
Em seguida, alterne colheradas de massa clara e escura na forma preparada e depois passe uma faca em ziguezague pela mistura, dando o efeito mármore.
Leve o bolo ao forno e verifique depois de 45 minutos. Se começar a corar depressa demais cubra-o com uma folha de alumínio e deixe terminar de cozer. Faça o teste do palito para ter certeza de que o bolo está pronto (levará cerca de 75 a 90 minutos a cozer).
Retire o bolo do forno e coloque a forma sobre uma grade por 30 minutos; desenforme-o sobre a mesma grade e deixe arrefecer completamente.



Adaptado de: Technicolor Kitchen

1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/