Pastéis de Belém










Massa Folhada: (ou pode usar 400g de massa folhada de compra)

250g de farinha
150g de margarina para folhados (à venda em lojas de pastelaria)
50g de margarina vegetal
2.5dl de água fria, aproximadamente
rolo da massa e espátula
1 pitada de sal
farinha para polvilhar q.b.


Creme:

60g de farinha
500 ml de leite
1 pedacinho de casca de limão
1 pau de canela
500g de açúcar
2.5dl de água
7 gemas de ovo




Creme: 
Num tacho, desfaça 60g de farinha com um pouco de leite de modo a não criar grumos. À parte, ferva o leite restante com o pau de canela e o pedacinho da casca de limão. Deste este leite fervido, em fio e mexendo sempre, ao preparado de farinha. Mexa bem e dissolva toda a farinha. Leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau para não pegar. Assim que levantar fervura retire do lume. Reserve.
Misture os 500g de açúcar com 2.5 dl de água e deixe ferver durante 3 minutos exactos. Após este tempo, retire do lume e misture ao preparado anterior, deixando-o cair em fio e mexendo bem. Com um passador coe bem a mistura e retire a casca de limão e o pau de canela. Deixe arrefecer completamente. Quando já estiver completamente frio (tem de estar mesmo frio), junte as gemas e mexa bem até obter um creme homogéneo. Reserve.



Massa:
Numa superfície plana (bancada ou mesa) coloque 250g de farinha e abra uma cavidade ao centro da mesma. Deite nela uma pitada de sal e apenas de 125ml de água (coloque a restante água a pouco e pouco, mas só coloque toda se for necessário). Comece a misturar (enrolar) a farinha no centro com a água, amassando de dentro para fora. Amasse bem até ficar uma massa elástica e homogénea que se descola das mãos (se for necessário acrescente mais água ou farinha). Faça uma bola com a massa, dê um corte em formato de cruz e polvilhe-a com farinha. Coloque num recipiente tapado com um pano (coloque dentro do microondas desligado) e deixe repousar por 30 minutos.
Entretanto, misture as duas margarinas (que devem estar amolecidas em temperatura ambiente) com o auxilio de um garfo e amasse-as bem com o mesmo (coloque um pedaço de uma margarina sobre o pedaço de outra e pressione com o grafo, esmagando-as e fundindo-as) Faça uma massa com as margarinas e divida-a em três pedaços iguais.
Sofre uma superfície enfarinhada, entenda a massa que esteve a repousar, e estenda-a com um rolo da massa até conseguir um rectângulo com espessura muito fina e lisa (3 mm). Muito ao de leve, e com uma espátula, coloque 1 das 3 partes da margarina (reserve os outros 2) sobre a massa e espelhe-a muito bem mas tendo o cuidado de não chegar ás bordas (deixe 0.5 cm da borda sem margarina). Em seguida, dobre as abas da massa para dentro (como se fosse um livro) de modo a que elas se encontrem/fundam ao centro, unindo bem as pontas. Dobre novamente a massa, mas desta vez, una uma ponta à outra no sentido do comprimento. 
Estenda novamente a massa em forma de rectângulo e execute o mesmo procedimento que acabou de fazer, faça isto mais duas vezes, usando a restante margarina. Por último, torne a estender a massa com o rolo formando o rectângulo e, com as mãos, enrole no sentido do comprimento como se fosse um charuto e esticando-a o máximo possível à medida que vai enrolando (isto no sentido do comprimento). Em seguida, corte o rolo de massa em pedaços de 3 cm (+/) e coloque-os nas formas (que devem estar previamente untadas com margarina) com a parte cortada virada para cima. Com os polegares, comece a fazer pressão no centro da massa e espalhe-a até aos bordos de forma a que estes fiquem mais grossos, ficando a massa mais fininha no fundo, mas sem a romper (faça este processo molhando frequentemente os dedos em água fria, isto possibilitará uma melhor moldagem). Coloque as formas num tabuleiro de ir ao forno.




Montagem:
Coloque o creme que reservou nas formas (já com a massa) mas não as encha completamente (deixe 2-3 milímetros). Leve a forno pré-aquecido nos 250ºC até ganharem umas manchinhas escuras no creme e a massa estar tostadinha. Depois de cozidos, desenforme (não espere que arrefeça completamente senão será mais difícil de desenformar).
Sirva simples, ou polvilhe com açúcar em pó e/ou canela.



24 comentários:

  1. Nárwen, que delicia esses pastéis, embora a receita seja muito elaborada, vale muito a pena, só pela última foto,me deu uma vontade louca de roubar esses pasteizinhos heheh. Ficaram esplendorosos. Parabéns,vc tem mãos de fada....bjocas

    ResponderEliminar
  2. Nárwen, qual a quantidade de leite do creme dos pastéis? É mesmo 0.5 dl ou 0.5l?
    Obrigado pela disponibilidade!
    Que aspecto fantástico! Adorei o blog!

    ResponderEliminar
  3. Nárwen, qual a quantidade de leite do creme dos pastéis? É mesmo 0.5 dl ou 0.5l?
    Obrigado pela disponibilidade!
    Que aspecto fantástico! Adorei o blog!

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta,
    Obrigada pelo comentário e obrigada também por me indicares este erro que não tinha reparado. A quantidade de leite é 500 ml, ou seja, 0.5L.
    Obrigada novamente e volta sempre.

    ResponderEliminar
  5. Ola, os pasteis ficaram com aspecto delicioso!!!
    Desculpa a pergunta, mas para o creme a farinha é com ou sem fermento?
    Obrigada, o blog está muito bom. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Olá Nilza,
    A farinha é sem fermento, daquela comum.
    Espero ter ajudado e se tiveres mais alguma pergunta é só dizer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. hello narwen em primeiro lugar parabens pelo seu site,tenho visto algumas receitas tuas mas é no saborintenso.Gostei dessa receita dos pasteis de nata,fiz mas tenho algo para te perguntar.Meu forno é electrico,podias me dizer esse de 250c como pode ser em graus aqui no canadá onde eu vivo,caso possas me dizer e nem sei porque é que quando tá acomeçando a fazer os pontinhos pretos no pastel começa a talhar especie como abrir por cima......E qual o degrau da grelha que possa usar para que me saiam os pasteis bons? Espero que me ajude,tudo de bom para ti narwen e bom sucesso aqui nessa culinaria quero tentar fazer esses pastelinhos mas que me saiam melhor com a tua ajuda obrigado....Meu nome Genia bye:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Genia,
      Obrigada pelo comentário e espero poder ajudar.
      Em relação à temperatura do forno: este tem de estar muito quente (eu coloco o meu no máximo - 250ºC). Não sei qual a medida utilizada no Cadadá mas vou colocar aqui várias formas de medir temperatura do forno: 475 degrees F (Fahrenheit); 245 degrees C (Celsius); 9 (Gas).
      Quanto ao creme talhar quando está no forno pode acontecer por 2 motivos: ou o creme não foi bem mexido ou os pastéis estão demasiado perto da fonte do calor (coloque-os sempre na grelha a meio do forno).
      Se tiver mais alguma dúvida perguntou que estou aqui para ajudar.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. hello narwen muito obrigado por me responder e pela sua atenção vou tentar fazer desse jeito que me falaste tudo de bom e bom fim de semana ,beijinhos.E assim que fizer de novo os pasteis te digo se me sairam melhores Genia :) Bye:)

    ResponderEliminar
  9. Ola narween. Eu tive um problema, quando os pasteis estavam no forno, o creme entornou todo, depois de ter levantado e de ter ficado assim queimadinho em cima, e reparei que tinha talhado tambem, e nem deu pra comer. Como faco para que eles saiam bonitos e sem talhar, como os da foto ? Quero tentar a segunda vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yara,
      O creme talha quando você junta as gemas ao creme ainda quente, tem de o deixar arrefecer completamente (tem de estar mesmo frio) antes de juntar a gemas. Também poderá acontecer por cozinhar o creme durante demasiado tempo.
      Em relação ao creme entornar, isso deve-se a ter colocado uma camada muito grossa de massa folhada na forma que, ao crescer, acaba por empurrar o creme para fora. Ou poderá ter colocado muito creme na forma. O ideal é colocar o creme só até 3/4 do espaço da forma.
      Espero ter ajudado.
      Se tiver mais alguma dúvida, basta perguntar que responderei assim que possível.

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá! Gostei muito desta receita, mas penso que não consegui dar a volta ao açúcar, pois apesar dos pastéis terem ficado com um aspecto delicioso, a sua superfície ficou com umas bolhinhas e não lisa e suave como normalmente os pastéis ficam. Será que não fervi o açúcar o tempo suficiente?? É suposto adicioná-lo após a água ferver e deixar pelos tais 3 minutos, ou é suposto misturar os dois logo e contar os 3 minutos a partir do momento em que começa a ferver?... Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel,

      O açúcar deve ser adicionado à água fria, que deve levar ao lume, para ferver, por 3 minutos, este tempo é contado a partir do momento em que comece a ferver (mas, em caso de dúvidas, deixe ferver 5 minutos em lume brando).
      Tenha atenção em misturar a calda de açúcar com a mistura de leite, estes têm de ser bem mexidos.
      E, mais importante ainda, só adicione as gemas a este preparado quando ele estiver completamente frio, mexendo muito bem com uma vara de arames até ficar homogéneo, ou correrá o risco de o creme talhar ou ficar diferente do esperado.

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  11. Olá! Gostei muito desta receita, mas penso que não consegui dar a volta ao açúcar, pois apesar dos pastéis terem ficado com um aspecto delicioso, a sua superfície ficou com umas bolhinhas e não lisa e suave como normalmente os pastéis ficam. Será que não fervi o açúcar o tempo suficiente?? É suposto adicioná-lo após a água ferver e deixar pelos tais 3 minutos, ou é suposto misturar os dois logo e contar os 3 minutos a partir do momento em que começa a ferver?... Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Olá!! Gostei muito desta receita! Mas apesar dos meus pastéis terem ficado com um ar delicioso, acontece que a superfície ficou com umas bolhinhas e não com aspecto liso e suave que aparece normalmente nos pastéis. A minha suspeita recai sobre o açúcar, penso que não lhe dei bem a volta. É suposto deixar primeiro ferver a água e depois juntar o açúcar ou é suposto colocar esta mistura ao lume e assim que começar a ferver, contar os 3 minutos a partir desse momento?? Sei que pode parecer uma dúvida parva, mas sei que qualquer pormenor pode deitar alguma coisa a perder. Obrigada!! :)

    ResponderEliminar
  13. Olá!! Gostei muito desta receita! Mas apesar dos meus pastéis terem ficado com um ar delicioso, acontece que a superfície ficou com umas bolhinhas e não com aspecto liso e suave que aparece normalmente nos pastéis. A minha suspeita recai sobre o açúcar, penso que não lhe dei bem a volta. É suposto deixar primeiro ferver a água e depois juntar o açúcar ou é suposto colocar esta mistura ao lume e assim que começar a ferver, contar os 3 minutos a partir desse momento?? Sei que pode parecer uma dúvida parva, mas sei que qualquer pormenor pode deitar alguma coisa a perder. Obrigada!! :)

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada!! E parabéns pelas receitas, vou experimentar mais umas no futuro :)

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Tienen una pinta estupenda! parabéns.

    ResponderEliminar
  17. esta receita está elaborada para quantos pastéis de Belém, mais ou menos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      A receita renderá cerca de 30 pastéis, aproximadamente.
      Bom fim de semana

      Eliminar
  18. Howdy! I simply would like to offer you a huge thumbs up for your excellent info you have got right here on this post. I am returning to your web site for more soon. ice cream airdrie

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/