Tiborna de Bacalhau










A tiborna é um prato da cozinha tradicional portuguesa da região de Entre-Douro e Minho.





3 postas de bacalhau demolhadas
1 broa de milho
9 dentes de alho (bem picados)
Sal q,b.
2dl de azeite
0,5dl de vinagre
1 ramo de salsa
100g de azeitonas
Brócolos ou grelos q.b.




Leve o bacalhau a assar e escolha-o de pele e espinhas. Reserve.
Corte a superfície da broa em forma de círculo e de modo a que a parte de baixo pareça uma tigela/tachinho (o pedaço que cortará será a tampa). Com uma colher de chá retire todo o miolo da broa tendo o cuidado para não estragar o exterior da mesma, pois este servirá de recepiente/tigela para colocar a tiborna. Reserve.
Esfarele o miolo da broa e coloque-o num recipiente largo, junte o bacalhau lascado e os alhos muito bem picados. Envolva bem. Tempere com sal e regue com o azeite e o vinagre. Coloque este preparado dentro da carcaça da broa. Salpique salsa picada e sirva decorada com ramos da mesma e azeitonas.
Acompanhe com brócolos ou grelos cozidos (para os cozer coloque um tacho com água, sal e bicarbonato de sódio ao lume e acrescente os os brócolos/grelos cozidos quando ferver e deixe cozinhar até estarem tenros).




Adaptado de: Cozinha de Sucesso nº25

Anabela Sousa

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

1 comentário:

  1. Sou cozinheira medíocre e só faço coisas fáceis para não ter grandes fracassos, mas consegui fazer uma "tiborna de bacalhau" bastante saborosa. Receitas pouco trabalhosas são as minhas preferidas.


    ResponderEliminar