Tiborna de Bacalhau










A tiborna é um prato da cozinha tradicional portuguesa da região de Entre-Douro e Minho.





3 postas de bacalhau demolhadas
1 broa de milho
9 dentes de alho (bem picados)
Sal q,b.
2dl de azeite
0,5dl de vinagre
1 ramo de salsa
100g de azeitonas
Brócolos ou grelos q.b.




Leve o bacalhau a assar e escolha-o de pele e espinhas. Reserve.
Corte a superfície da broa em forma de círculo e de modo a que a parte de baixo pareça uma tigela/tachinho (o pedaço que cortará será a tampa). Com uma colher de chá retire todo o miolo da broa tendo o cuidado para não estragar o exterior da mesma, pois este servirá de recepiente/tigela para colocar a tiborna. Reserve.
Esfarele o miolo da broa e coloque-o num recipiente largo, junte o bacalhau lascado e os alhos muito bem picados. Envolva bem. Tempere com sal e regue com o azeite e o vinagre. Coloque este preparado dentro da carcaça da broa. Salpique salsa picada e sirva decorada com ramos da mesma e azeitonas.
Acompanhe com brócolos ou grelos cozidos (para os cozer coloque um tacho com água, sal e bicarbonato de sódio ao lume e acrescente os os brócolos/grelos cozidos quando ferver e deixe cozinhar até estarem tenros).




Adaptado de: Cozinha de Sucesso nº25

1 comentário:

  1. Sou cozinheira medíocre e só faço coisas fáceis para não ter grandes fracassos, mas consegui fazer uma "tiborna de bacalhau" bastante saborosa. Receitas pouco trabalhosas são as minhas preferidas.


    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/