Anéis Dourados de Maçã (Apple Fritter Rings)










A história dos fritos de maçã começa em 1969 quando alguém oferece um saco de 50 kg de farinha a um Pastor e à sua  mulher. Como precisavam de dinheiro, a senhora sugeriu que a congregação fizesse bolinhos de maçã para vender no Festival de Colheita da Maçã. O Pastor Steinke gostou da ideia e deu-se inicio às primeiras tentativas de fritar a maçã: tentou-se com pedaços, cortada em cunhas, mas nenhum parecia resultar e foi então que surgiram os anéis de maçã. Estes foram aprovados por todos e fizeram imenso sucesso no Festival de Colheita da Maçã, tornando-se também conhecidos em todos os E.U.A.






1 ovo grande
160ml de leite
1 colher de chá de óleo de amendoim
200g de farinha de trigo (usei marca espiga)
3 colheres de sopa de açúcar (bem cheias)
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal
3 maçãs Royal Gala (grandes)
Óleo para fritar q.b.
Mistura de açúcar e canela q.b. (usei da marca espiga)





Num recipiente, e com uma vara de arames, bata levemente o ovo, o leite e o óleo. 
À parte, misture a farinha, o açúcar, a canela, o fermento e o sal. 
Junte os ingredientes secos aos líquidos e misture até incorporar, se for necessário acrescente mais farinha pois a massa deve ser espessa.
Descasque as maçãs e retire-lhes o caroço com um utensílio próprio. Fatie as maçãs em anéis de 0.5cm de espessura e mergulhe-os na polme que confeccionou, deixando-os completamentes envolvidos.  Deixe escorrer o excesso de massa.
Coloque o óleo a aquecer mas tenha o cuidado de  não deixar que aqueça muito. Frite um ou dois anéis de cada vez e em lume brando-médio, verificando sempre se o óleo não aquece demasiado, pois se isto acontecer fritará muito depressa por fora e a maçã não derreterá. 
Quando os anéis apresentarem uma cor dourada estão prontos. Retire-os do óleo, com cuidado, e coloque-os sobre papel absorvente. Polvilhe os anéis ainda quentes com a mistura de açúcar e canela. Sirva mornos. 



Nota: Rende cerca de 24 unidades.

Adaptado de: Taste of Home