Bruschettas









Bruschetta (brusketta - pronúncia italiana) é um aperitivo do centro de Itália, cuja origem data de, pelo menos, do século 15. Esta iguaria é feita à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.








Fatias de pão italiano (pode usar cacete ou pão de mafra/alentejano)
1 dente de alho (cortado a meio)
Queijo mozzarela ralado q.b.
1 tomate grande picado
Orégãos secos q.b.
Azeite extra virgem q.b.
Vinagre q.b.
Sal q.b.
Azeitonas pretas q.b.



Num recipiente coloque o tomate cortado em cubinhos pequenos e tempere com azeite, vinagre e sal. Deixe tomar sabor.
Corte o pão com 1 a 2 cm de altura (se usar cacete corte-o na diagonal para obter fatias maiores) e sobre cada fatias adicione um pouco de azeite. Leve-os a forno pré-aquecido a 200ºC  até ficar rijinho, mas sem dourar.  Retire o pão do forno, sem o desligar, e esfregue o alho sobre cada uma das fatias de pão (arraste o alho com força para que solte o seu sabor). 



Bruchetta de Mozzarella e Tomate:

Sobre o pão torrado com alho e azeite, coloque o queijo, espalhe o tomate picado e os orégãos.  Leve ao forno a gratinar, quando o queijo estiver derretid e o pão douradinho está pronto.


Bruchetta de Tomate e Azeitonas:

Sobre o pão torrado com alho e azeite, coloque o tomate picado e as azeitonas picadas e polvilhe com orégãos.  Leve ao forno a gratinar até o pão se apresentar dourado.