Gelado Stracciatella











A palavra stracciatella deriva do italiano stracciato ("reduzir em partes", "em flocos"). 
Na Itália, stracciatella pode significar três iguarias gastronómicas completamente diferentes; um gelado, uma sopa ou um tipo de queijo mozzarella
A receita que aqui apresento é a do gelado, o gelado stracciatella, que é muito popular, não só, na Itália, de onde é originário, como em todo o mundo. Este consiste num gelado cremoso de baunilha com pedacinhos/flocos de chocolate.





5 dl de natas
1 lata de leite condensado
1 colher de sobremesa de sumo de limão
1 colher de café de aroma de baunilha
200g de chocolate de culinária (ou 200g de biscoitos de chocolate em pedaços pequenos)



Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar, pois isto fará com que consiga bate-las mais facilmente.
Bata as natas com 1 colher de sobremesa de sumo de limão até obter um chantilly bem firme. Ao chantilly junte o leite condensado aos poucos e bata mais um pouco com a batedeira. 
Por fim, junte o chocolate ralado ou os biscoitos de chocolate desfeitos em pequenos pedaços, mexa, deite num recipiente ou numa forma de bolo inglês de 30 cm (ou caixa de gelados que tenha guardado). Se tiver intenção de desenformar o gelado, forre a forma com película aderente, deixando uma aba de cada lado para ser possível puxar o gelado no momento de o desenformar (para desenformar melhor banhe o exterior da forma com água quente por uns segundos). 
Leve ao frigorifico durante 6 horas ou até que o gelado esteja solidificado. Desenforme, mas mantenha o gelado sempre no congelador, retirando-o de lá apenas quando for servir. Decore a gosto.



Adaptado de: Livro Nestlé