Vatapá de Camarão








O vatapá é um prato afro-brasileiro típico da cozinha da Bahia.
Este prato tem a influência da gastronomia africana levada para o Brasil pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar a sua dieta alimentar, desenvolveram novos pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira.


 

300g de camarão descascado
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
1 tomate grande picado
1 malagueta sem sementes (ou piripiri em pó)
Azeite de dendê (pode substituir por óleo de amendoim) 
3 pães tipo francês 
2 copos de caldo de marisco (1.5 cubo de caldo de marisco)
200ml de leite de coco
100g de amendoim descascado (sem sal)
Salsa fresca picada q.b.
Cebolinho fresco picado q.b.
sal q.b.



Num tacho coloque 2 colheres de sopa de azeite de dendê e doure a cebola e o alho bem picados. Junte uma malagueta picadinha, sem sementes, um tomate grande picado, salsa picada, cebolinho e sal. Refogue um pouco, desligue o lume e reserve.
Numa panela, salteie o camarão temperado com sal em 2 colheres de sopa de azeite de dendê. Não deixe fritar muito, quando o camarão dourar um pouco está pronto. Junte a mistura de tomate ao camarão e reserve mais uma vez.
No liquidificador/picadora desfaça 3 pães tipo francês picados com 2 copos de água morna e o cubo e meio de caldo de marisco. Triture bem até obter uma papa.
Na panela ou wok coloque uma colher  de sopa de azeite de dendê e acrescente a mistura de pão e mexa até o líquido engrossar, em lume baixo. Junte o amendoim, o molho com o camarão, mexa, rectifique o sal e regue com o de leite de coco.



Nota: Para obter um prato mais tradicional da gastronomia bahiana acrescente alguns cajus. 

Adaptado de: Coisas e tal