Yakisoba


 








Yakisoba (ou Yakissoba) é um prato que tem as suas raízes na gastronomia chinesa, no entanto, nos dias de hoje, é um dos símbolos da culinária do Japão, uma vez que este prato é indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).
Comummente, o yakisoba Chines é confeccionado com noodles de ovo fritos em óleo de sésamo e é composto por legumes e verduras que podem, ou não, ser fritos juntamente com a massa e aos quais se agrega algum tipo de carne e/ou camarão.




150g de carne de vaca
150g de camarões descascados
150g de peito de frango
200-250g de noodles de ovo
1/3 de uma couve-flor média
150g de brócolos
1 cenoura grande (cortada em tirinhas)
2 tiras de pimento vermelho 
2 tiras de pimento verde
1 cebola cortada em tirinhas 
Óleo de sésamo q.b.
Glu-Tai-Moto (glutamato monossódico) q.b.
Sal e pimenta preta q.b.
Gengibre em pó q.b.


Molho:
750ml de água
1/2 cubo de caldo de carne 
120ml de molho de soja
2 colheres de sopa de saquê
1 colher café de molho inglês
1/2 colher chá de Glu-Tai-Moto (glutamato monossódico)
2 colheres de sopa (cheias) de amido de milho (usei marca Espiga)



Corte ambas as carnes em tirinhas finas. Coloque num recipiente juntamente com o camarão e tempere com sal, gengibre, pimenta preta e um pouco de Glu-Tai-Moto (este último funciona como intensificador de sabor, mas sem salgar os ingredientes). Reserve durante, pelo menos, meia hora.
Corte a couve-flor e os brócolos em pequenos buquês, a cenoura e a cebola em tirinhas e os pimentos em cubos. Num tacho com água fervente temperada com sal, cozinhe levemente os brócolos, a couve-flor e a cenoura já cortada em tiras durante 5 minutos (é importante não cozinhar demais). 
Num outro tacho coloque os noodles a cozinhar em água e sal e segundo as instruções da embalagem. Escorra-os bem e reserve.
Entretanto, coloque um pouco de óleo de sésamo no wok e frite os noodles escorridos durante 2-3 minutos. Retire-os do wok e reserve num prato. 
No mesmo wok adicione mais um pouco de óleo de sésamo e salteie as carnes e o camarão. Quando estes já estiverem a meio da cozedura acrescente a cebola e os pimentos em cubos. Passados alguns minutos, junte os legumes que reservou e envolva bem. A partir deste momento vá acrescentando o molho aos poucos, tendo o cuidado para não colocar todo de uma vez, pois poderá salgar o yakisoba (vá provando de vez em quando e se sobrar molho guarde-o no frigorifico num frasco hermético). 
Em seguida junte os noodles que reservou e mexa muito bem usando dois garfos de cozinha ou os pauzinhos chineses. Rectifique os temperos e verifique se é necessário mais molho. Sirva de imediato.


Molho:  
Junte o amido de milho à água e mexa bem para dissolve-lo por completo. Leve este  preparado ao lume para ferver. Acrescente o 1/2 caldo de carne, o molho de soja, o molho inglês, o saquê e um pouco de Glu-Tai-Moto. Mexa bem até engrossar um pouco. Reserve. 
Será normal que sobeje molho portanto poderá utilizá-lo numa próxima vez, para tal basta guardá-lo no frigorifico num frasco hermeticamente fechado.


Nota: Pode substituir os legumes referidos por acelga, courgette, couve roxa, ervilhas-tortas, bambu e cogumelos. Pode ainda excluir os pimentos e usar apenas um tipo de carne ou marisco.