Dedos de Bruxa













Como já é tradição, eu e o meu namorado fizemos uma abóbora de halloween, isto é, ele é quem esculpe a abóbora e eu fico a ver... 
Para dar um toque especial a esta celebração decidi confeccionar uns biscoitos alusivos à época e o meu namorado e a minha mãe ajudaram a moldá-los.  
Os últimos biscoitos com diferentes formatos foram "criados" pelo meu namorado e ficaram muito engraçados também. 





100 g de manteiga
150 g de açúcar
2 ovos
1 colher de sobremesa de raspa de limão /laranja
300 g de farinha 
1 pitada de sal
Amêndoas inteiras com e sem pele q.b.
Compota de morango ou geleia de marmelo (usei a geleia - ver receita aqui)



Num recipiente misture a manteiga, o açúcar, os ovos, a farinha, o sal e a raspa de laranja ou limão. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam fundidos. Junte a farinha amasse muito bem até obter uma massa homogénea e elástica. Faça uma esfera com a massa e coloque película aderente em torno dela, levando-a ao frigorifico por 30-50 minutos para endurecer.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Separar um pouco de massa e dar-lhe forma de um dedo da mão. Pressionar firmemente uma amêndoa num extremo para formar a unha. Marcar três linhas na metade dos dedos da mão para criar uma espécie de nódulo. Repetir com o resto da massa.
Retire a massa do frigorifico e, retirando pedacinhos dela, molde  dedos da mão. Aconselho que faça os dedos muito fininhos pois a massa irá crescer quando for ao forno (sugiro que os molde mais pequenos que os seus próprios dedos). 
Coloque uma amêndoa num extremo para formar a unha e pressione-a contra a massa para esta se fixar. Marque três linhas na metade dos dedos da mão para criar uma espécie de nódulo. Repita este procedimento com o resto da massa.
Coloque as bolachas sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal untado com margarina e leve ao forno durante 10-20 minutos, ou até que estejam levemente douradas. 
Retire-as do forno e deixar arrefecer durante 3 minutos. 
Com um pincel de cozinha pequeno contorne a zona da unha (amêndoa) com geleia de marmelo ou doce de morango de modo a parecer sangue.  Deixe arrefecer completamente e sirva acompanhando café ou chá. 
Uma outra forma de comer estes biscoitos, e ainda mais saborosa, é mergulhá-los/barrá-los em geleia de marmelo à medida que os vai trincando (ver receita aqui a receita da geleia).



Nota: Com uma parte da massa pode criar diferentes bolachas alusivas ao Halloween. 
           A receita rende cercar de 40 dedos de bruxa.


Adaptado de: La Casita Verde