Dedos de Dama








Os dedos de dama são primos dos suspiros e resultam da combinação de claras, baunilha e açúcar. 
Os dedos de dama são crocantes por fora e desfazem-se na boca, mas é o seu interior que mais os define, pois é cremoso como um marshmallow derretido.



3 claras
200 g de açúcar
1/2 colher de café de essência de baunilha


Numa tigela junte as claras com o açúcar e a baunilha, envolva com uma vara de arames. Sobre o lume coloque o tacho largo com água e quando esta ferver coloque o recipiente com as claras em "banho maria". E mantenha-o dentro de água mexendo sempre a mistura de claras e  até que esta se encontre morna. Nessa altura retire logo o recipiente do "banho maria" e bata com a batedeira eléctrica até ficar um creme bem firme (para ter certeza que está no ponto deve virar o recipiente ao contrário e se o creme nem se mover é porque está pronto).
Forre um tabuleiro com uma folha de alumínio e ligue o forno a 150ºC.
Coloque o creme dentro de um saco/seringa de pasteleiro com boquilha lisa e desenhe traços longos (+/- do comprimento do seu dedo) sobre o alumínio e deixando 2 cm entre cada um.
Leve ao forno pré-aquecido a 150º C durante 30 minutos, retire passado o tempo indicado e aguarde que arrefeçam antes servir.


Sugestão:
Derreta 150 g de chocolate e utilize para cobrir a ponta dos dedos de dama. Deixe a secar sobre uma folha de papel vegetal.
Pode, ainda, rechear os dedos de dada com doce de ovos.


Adaptado de: Receitas de Sucesso nº107