Tarte de Limão Merengada (Lemon Meringue Pie)










As tartes de limão são apreciadas e confeccionadas desde os tempos medievais, mas o merengue só foi aperfeiçoado no século 17. 
A tarte de limão merengada, em particular, como a conhecemos hoje, foi criada no século 19. E a mais antiga receita registada foi atribuída a Alexander Frehse, um padeiro suíço do cantão de Romandie
No entanto, é nos EUA que esta tarte é mais apreciada e já faz parte da tradição nacional.




Massa brisa doce:
250 g de farinha de trigo
125 g  de manteiga
125 g  de açúcar
1 ovo


Creme de limão:
4 gemas (de ovo grande)
200 g de água
50 g de amido de milho (usei marca Espiga)
130 g açúcar
100 g de sumo de limão
40 g de manteiga


Merengue:
4 clara (de ovo grande)
4 colheres de sopa de açúcar
açúcar em pó q.b. (para polvilhar - ver receita aqui)


Massa brisa doce:
Coloque a farinha e o açúcar bem misturados num recipiente largo. faça uma cova no centro da mistura. Coloque o ovo e a manteiga amolecida no centro. Amasse até ligar (não se deve amassar demasiado). Forme uma bola com a massa e embrulhar numa folha de alumínio e leve ao frigorifico por 30 minutos.
Após este tempo, estenda a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada. Pegue na massa com cuidado e coloque-a numa forma de aro amovível (de 25 cm) e, com as mãos, forre a forma de modo a que toda a massa tenha a mesma grossura e que haja uma bordinha de de 4 cm, aproximadamente. Pique o fundo e as laterais da massa de massa com um garfo para que não infle enquanto estiver a cozinhar. leve ao forno a 180ºC até que esteja cozinhada e dourada.
Retire do forno, retire-a da forma com cuidado e reserve.


Creme de limão:
Junte água ao sumo de limão num tachinho e quando ferver junte o açúcar, mexa bem para que se dissolva completamente.
Dilua o amido num pouquinho de água e junte-o à mistura ainda no lume, mexa sempre até o creme espessar. Retire o tacho do lume. Deixar arrefecer um pouco e misture as gemas.
Em seguida junte a manteiga, mexendo bem. Recheie a massa que reservou com o creme de limão, alisando a sua superfície.


Merengue:
Bata as claras em castelo firme. Adicione o açúcar, a pouco e pouco, até que a mistura tenha uma consistência firme e brilhante.
Coloque o merengue sobre o creme de limão com o auxilio de uma espátula para alisar a superfície. Por fim, polvilhe o merengue com açúcar em pó de modo a que fique por toda a área merengada.
Leve ao forno a 150ºC até que o merengue esteja dourado. Depois de pronta, retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Coloque no frigorifico e sirva bem fria.



Fonte da Massa Brisa Doce: Flagrante Delicia