Arroz-Doce com Sultanas








Como se sabe, o "nosso" arroz-doce é de origem Turca ou Árabe. 
E é por isto que aqui  indico uma receita mais ao jeito desses países, isto para que se possa conhecer diferentes formas de confeccionar algo que já tão bem conhecemos ou pensamos conhecer.




300 ml de água de flor de laranjeira*
150 ml** de arroz carolino
2 pedaços de casca de laranja
1 pitada de sal
1 pau de canela grande (ou 2 pequenos)
1/2 colher de sopa de manteiga
600 ml de leite
75 g de sultanas
2 gemas
125 g de açúcar branco
Canela em pó q.b.



Comece por juntar as gemas com o açúcar, batendo bem com uma vara de arames até obter umas espécie de creme esbranquiçado. Reserve.
Aqueça o leite até que ferva, reserve.
Num tacho maior coloque a água  de flor de laranjeira ao lume com a casca de laranja , o pau de canela e uma pitada de sal. Quando levantar fervura, acrescente o arroz. Em lume brando, deixe que o arroz absorva quase toda a água, mexendo ocasionalmente. Quando isto acontecer, junte a manteiga e as sultanas. mexa bem para envolver. Em seguida, vá juntando o leite aos poucos, deixando sempre que o arroz o absorva quase por completo antes de acrescentar mais. Quando todo o leite estiver absorvido desligue o lume. Junte o preparado de ovo e açúcar ao arroz, envolva muito bem e leve novamente ao lume até ferver um pouco. Retire o pau de canela e as cascas de laranja. Coloque de imediato em tacinhas, decore com canela em pó e deixe arrefecer completamente antes de servir.



Notas:  
* A água de flor de laranjeira é utilizada pelos árabes em variadíssimos pratos.  Ela é uma essência extraída das pétalas da flor de laranjeira e pode ser adquirida em ervanárias/farmácias ou pode ser preparada em casa.
** Use o medidor de líquidos para obter a medida de arroz.
 Rende 4 tacinhas.