Bolo Rei















Este é um dos melhores bolos rei que já provei. A massa é fofinha e saborosa como a de um brioche e o recheio está muito bem seleccionado, pois há uma maior presença de frutos secos do que de frutas.




Massa:
400 g de farinha
80 g de manteiga
80 g de açúcar
Raspa de laranja e limão
1 pitada de sal fino
2 ovos
20 g de fermento de padeiro
1 dl de leite morno
1 dl de Vinho do Porto
50 g de passas
70 g de noz
70 g de amêndoa
70 g de pinhão
120 g de fruta cristalizada picada

Decoração:
1 ovo para pincelar
Amêndoa filada e pinhões para polvilhar
Frutas cristalizadas em pedaços grandes q.b.
Geleia de fruta para dar brilho (ver receita aqui)




Massa:
Amasse bem todos os ingredientes, à excepção da fruta, até que a massa comece a despegar-se das mãos. Deixe descansar por 20 minutos. Passado esse tempo, envolva a fruta, amasse mais um pouco e deixe repousar por mais 20 minutos, em local quente.

Molde:
Eu usei uma forma com buraco ao centro (de aro amovível) para cozer o bolo, deste modo é muito fácil de moldar e o bolo ficou perfeito, mas pode optar pelo modo tradicional e, com as mãos, moldar uma roda e dispo-la num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha.
Como já tinha referido, a massa é muito mole e eu coloquei-a numa forma com furo no meio (com aro amovível) previamente untada com margarina e polvilhada com farinha.  Moldei a parte superior da massa tentando arredonda-la.  Deixe levedar em locar quente até atingir quase o dobro (cerca de 1:30).

Cozedura:
Nessa altura, pincele com o ovo batido, polvilhe com amêndoa e pinhões e coloque frutas cristalizadas em cima. Polvilhe com açúcar e leve a cozer a 200º C. Como usei a forma, a meio da cozedura retirei o aro da forma e pincelei a lateral do bolo com ovo batido e levei novamente ao forno até estar cozinhado (tempo total de cozedura: 35-50m).  
Quando estiver pronto, retire do forno, deixe arrefecer e pincele com geleia.



Adaptado de: Revista Click In Gourmet

23 comentários:

  1. Aqui está uma receita que sempre quis experimentar mas nunca o fiz. Ficou com um aspecto 5 estrelas :)beijinho

    ResponderEliminar
  2. O bolo ficou perfeito e muito apetitoso.
    Só não aprecio as frutas cristalizadas.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo, por fora e por dentro! Tambem prefiro com recheio de frutos secos. Que fofo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Ficou um espetáculo este bolo, bem rico!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. OLÁ AMIGA!
    FICOU PERFEITO, ESTE EU VOU FAZER PARA O NATAL!
    ADOREI A RECEITA E O ASPECTO DO SEU BOLO, LINDO DEMAIS!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS.....♥

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha! Muito bonita a aparência...me encheu a boca d'água.

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Amiga, o teu bolo ficou um grande luxo vou ver se faço o teu bolinho no Natal...um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto delicioso, já provava uma fatia :))Ficou magnifico, parabéns!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que lindo que saiu Narwen. Sinto-me tentada a experimentá-lo só com as frutas secas (cristalizadas não são comigo!)

    ResponderEliminar
  10. FICOU P-E-R-F-E-I-T-O, O MEU PRIMEIRO SAIU BEM O SEGUNDO UM DESASTRE E ESTE ANO ESPERO QUE ME SAIA BEM.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Ficou lindo! Eu gosto mais só com frutos secos...Parece-me uma receita muito boa o aspeto da fatia ficou delicioso!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Parece-me óptimo para experimentar.
    beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  13. O teu bolo está mesmo muito bonito!
    Cá por casa a versão apenas com frutos secos é a preferida.

    ResponderEliminar
  14. Ficou linda Nárwen! Apesar de não apreciar com frutas cristalizadas, prefiro só com frutos secos, acho que ficou perfeito!
    Beijinho e boa semana ;)

    ResponderEliminar
  15. Nárwen querida assim que bati os olhos nesse bolo, não tive dúvidas, vai ser ele que farei para a noite de Natal. Ficou perfeito, lindo e com todos os ingredientes que gosto muito. Sabendo então que é macio como um brioche, me apaixonei. Obrigada pela partilha e parabéns pelo lindo bolo

    ResponderEliminar
  16. Ficou perfeito amiga, ficou muito bonito.....bjokitass

    ResponderEliminar
  17. Ficou tão lindoooo... :)
    Estás de parabéns minha linda! :)
    Gostei mesmo muito.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. Ficou lindo, ontem também fiz, mas a receita que faço todos os anos, a que tenho no blog. Para a próxima hei-de experimentar a tua
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  19. Anabela,
    Ficou lindo e tão perfeito o teu bolo rei... Ate da vontade de tirar uma fatia : ) Este ano acho que não vou fazer nada para o Natal, pois vou passar a casa dos meus sogros. Mas de Olhar deu-me uma saudade das nossas iguarias Natalícias.
    A apresentacao e fotos ficaram lindas.

    Beijinhos e ate a próxima semana!

    ResponderEliminar
  20. Mas que lindo ficou este bolo rei, ando a resistir e ainda não fiz nenhum senão chega o natal e já estou enjoada eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Ai que vontade!! mas eu contenho-me até ao Natal!
    Muito boa a ideia de se usar a forma, costumo fazer os meus num tabuleiro e por vezes achatam um pouco demais.

    bjs e boa semana

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/