Cupcakes de Dupla Baunilha










O  cupcake é um pequeno bolo criado para servir apenas uma pessoa. Tal como um bolo grande, este é decorado com cremes e granulados. O nome “cupcake” surgiu por este caber numa xícara de chá, lugar onde este era, inicialmente, confeccionado.
A sua origem é desconhecida,  no entanto há registos de queques com cobertura desde o século XII.  O nome"cupcake" propriamente dito foi mencionado pela primeira vez em 1796 numa receita de "um bolo para ser cozido em copos pequenos". Esta receita foi escrita por Amelia Simms, uma americana. E é devido a isso que este bolinho é considerado uma criação americana.

 



Massa:
125g de farinha com fermento (usei Branca de Neve)
125g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de leite

Cobertura:
3 claras
200 g de açúcar
1/2 colher de café de essência de baunilha



Massa:
Coloque todos os ingredientes numa taça e bata bem (com a batedeira) até obter uma massa fina e fofa. Forre um tabuleiro de queques ou formas individuais com forminhas de papel frisado e distribua a mistura pelas formas sem as encher até cima (cerca de 3/4 da forma é suficiente).
Leve a cozer em forno quente (200ºC) cerca de 15-25 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura). Retire do forno e deixe arrefecer.

Cobertura:
Numa tigela junte as claras com o açúcar e a baunilha, envolva com uma vara de arames. Sobre o lume coloque o tacho largo com água e quando esta ferver coloque o recipiente com as claras em "banho maria". E mantenha-o dentro de água mexendo sempre a mistura de claras para que o açúcar se dissolva completamente e até que esta se encontre morna. Nessa altura retire logo o recipiente do "banho maria" e bata com a batedeira eléctrica até ficar um creme bem firme (para ter certeza que está no ponto deve virar o recipiente ao contrário e se o creme nem se mover é porque está pronto). Forre cada cupcake com este creme usando uma espátula ou um saco/seringa de pasteleiro. 
Depois de colocar a cobertura nos cupcakes deve consumi-los, de preferência, no dia da confecção ou pode guarda-los no frigorifico e consumi-los dentro de 2 a 3 dias, isto porque a cobertura irá perder um pouco da cremosidade e ficará ligeiramente granulada com o passar do tempo (mas não estará estragada nem fará qualquer mal à saúde).


Nota: Rende cerca de 10-12 cupcakes pequenos.

Fonte da massa: Nigella Lawson