Tabefes de Odivelas








9 gemas
240 g de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho (usei marca espiga)
1 l de leite
1 pitada de sal fino
Canela em pó para polvilhar


Bata muito bem as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e homogéneo (se usar a batedeira é mais fácil). Polvilhe com o amido de milho. Envolva e bata mais um pouco.
Aos poucos e sem parar de mexer, vá regando com o leite. Junte a pitada de sal e verta o preparado numa caçarola. Leve a lume brando, mexendo até espessar, mas tendo o cuidado de não deixar ferver (não pare de mexer e mantenha lume baixo ou pegará ao fundo).
Retire do calor e verta o creme nas taças de servir. Polvilhe com canela em pó e aguarde que arrefeça antes de servir (não leve ao frigorífico).



Adaptado de: Revista Cozinha Tradicional nº18


18 comentários:

  1. Anabela,
    Numca provei este docinho acho eu (pelo menos com esse nome). Mas ficou com um aspecto delicioso e guloso : ) A apresentacao esta linda e as fotos estao de dar agua na boca.

    Beijinhos e ate a proxima semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá Nárwen, gostei da receita, mas o que mais gostei foi do nome... muito engraçado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hum...desconhecia este doce de Odivelas, mas parece-me muito bem :) Só falta a marmelada branca

    ResponderEliminar
  4. Nárwen, adorei estes tabefes :) Fotos irresistíveis. Beijinho

    ResponderEliminar
  5. LOL, fartei-me de rir quando li o título. Na minha terra, tabefes são uns valentes estalos na cara. Mas confesso que prefiro os teus, pelo menos sabem bem melhor :D

    ResponderEliminar
  6. Olá Nárwen, desconhecia este doce de Odivelas, mas achei-o bem delicioso e com um nome mesmo engraçado...não me importava de levar um...
    Beijinho e bom feriado ;))

    ResponderEliminar
  7. Confesso que o nome não me atrai, mas gostei do aspecto da sobremesa!

    ResponderEliminar
  8. Nunca provei.
    É mais uma receita para testar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tem um nome original e um aspecto delicioso!!
    Um beijinho, Nárwen

    ResponderEliminar
  10. OLÁ QUEIRA,
    FICOU COM UM ASPECTO MARAVILHOSO!
    BEIJOS...

    ResponderEliminar
  11. Anabela... tenho a sensaçao que me vou mudar para Odivelas (ja lá vivi alguns anos) só para ver se alguem me manda com uns tabefes desses... que delicia e olha que eu nao conhecia!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Desconhecia este doce de Odivelas! E que nome... mas um tabefe destes até ia :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Nárwen querida adorei o nome, aqui é uns bons tapas na cara, o seu está mais gostoso hehehe, essa sobremesa está com um aspecto bem cremoso, gosto de sobremesas assim cremosas, e pelos ingredientes que vai, só pode ser muito bom...beijinhos

    ResponderEliminar
  14. O nome é bem sugestivo, e o aspecto é divino :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia esse doce, gostei muito do nome, e do aspecto, deve ficar delicioso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Não conhecia esta receita, e fiquei fascinada com o nome! Tabefes..sabes a origem?

    bjs e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  17. Destes tabefes não me importava de levar hi.. hi...

    Jinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/