Tarteletes de Doce de Ovo











Massa (pasta frolla):
220 g de farinha
100 g de manteiga sem sal, gelada e picada
60 g de açúcar
Raspa de limão ou laranja q.b.
1 pitada de sal
1 ovo + 1 gema (ligeiramente batidos com um garfo)

1 ovo batido com ½ colher de sopa de água (para pincelar a massa)


Creme:
30 g de farinha
250 ml de leite
1 pedacinho de casca de limão
1 pau de canela
250 g de açúcar
125 ml de água
3 gemas



Massa (pasta frolla):
No liquidificador ou picadora coloque a farinha, a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e o sal. Ligue o aparelho e processe até obter uma mistura grossa e areada. Aos poucos, vá acrescentando a mistura de ovos,  processando, até que uma massa se forme. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada, amasse, delicadamente, até obter uma massa homogénea (se for necessário, e tendo em conta que o tamanho dos ovos pode influenciar a massa, junte mais 10-15 g de farinha, no entanto, a massa deverá ser bastante mole). Em seguida faça uma esfera com a massa, embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorifico durante 2 horas (isto fará com que a maça endureça).


Creme: 
Num tacho, desfaça a farinha com um pouco de leite de modo a não criar grumos. À parte, ferva o leite restante com o pau de canela e o pedacinho da casca de limão. Deste este leite fervido, em fio e mexendo sempre, ao preparado de farinha. Mexa bem e dissolva toda a farinha. Leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau para não pegar. Assim que levantar fervura retire do lume. Reserve.
Misture o açúcar com a água e deixe ferver durante 3 minutos exactos. Após este tempo, retire do lume e misture ao preparado anterior, deixando-o cair em fio e mexendo bem. Com um passador coe bem a mistura e retire a casca de limão e o pau de canela. Deixe arrefecer completamente. Quando já estiver completamente frio (tem de estar mesmo frio), junte as gemas e mexa bem até obter um creme homogéneo. Reserve.


Montagem:
Pré-aqueça o forno a 180°C. 
Unte várias formas de tarteleres (ou uma tarteira de 26-28 cm) com margarina e polvilhe-as com farinha. Reserve.
Estenda a massa numa superfície enfarinhada até obter um rectângulo com 3mm de espessura (é muito importante que a massa seja finíssima para que esta fique crocante). Corte círculos de massa um pouco maiores que o diâmetro das formas. Coloque a massa nas formas, ajeitando-a e moldando-a com os dedos. Execute este processo até não lhe restar massa.
Coloque o recheio na massa, enchendo-a quase por completo.
Pincele a massa com o ovo batido com água. Leve ao forno pré-aquecido até dourar e ficar crocante, cerca de 30-40 minutos). Deixe arrefecer e sirva.