Cupcakes de Morango










Massa:
125g manteiga (em temperature ambiente)
165g açúcar
1 colher chá de extrato/essência de baunilha
2 ovos
200g farinha
1 ¼ colher chá fermento
125ml de leite
80g de morangos (em puré)
Morangos para decorar q.b.

Cobertura:
100g açúcar em pó
100g manteiga (amolecida em temperatura ambiente)
1 colher de chá de essência de morango
Corante alimentar rosa/vermelho q.b. (opcional, pois a essência de morango já dá cor)




Massa:
Pré-aqueça o forno a180ºC. 
Prepare as formas de muffin, colocando dentro delas papel frisado e reserve. 
Bata o açúcar com a manteiga com a batedeira em velocidade elevada até obter um creme fofo e claro (cerca de 6-10 m). Acrescente os ovos, um por um, batendo bem após cada adição. 
Em seguida, acrescente a farinha, o fermento e o leite, batendo para misturar bem mas sem exagerar para não ficar com uma massa pesada. 
Por fim, acrescente a polpa de morango e misture bem com uma colher de pau. Divida a massa igualmente pelas forminhas de muffin (lembre-se de encher somente 2/3 da forma) e leve ao forno por 18-25  minutos (isto dependerá do tamanho da forma que usar, portanto o melhor será fazer o teste do palito para se certificar da cozedura do bolinho). Deixe arrefecer um pouco na forma e depois transfira para uma grelha.


Cobertura:
Coloque a manteiga, o açúcar e a essência de morango na batedeira e bata bem, acrescente gotinhas do corante até que atinja a cor desejada.
Espalhe a cobertura por cima dos cupcakes usando uma espátula mergulhada em água quente (ajuda a espalhar a cobertura melhor). Decore como preferir.



Nota: Rende cerca de 12 muffins pequenos.
Adaptado de: Donna Hay