Lasanha de Vaca e Mozarela













620 g de carne de vaca picada
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
6 tomates maduros
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 dl de caldo de carne
200-250 g de folhas de lasanha
200 g de queijo mozarela ralado
Sal, pimenta branca q.b.
Orégãos secos q.b.


Molho Béchamel:
100 g de margarina
100 g de farinha
1 L de leite
sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.


Descasque os tomates, elimine as sementes e reduza-o a puré.
Refogue a cebola e os alhos picados no azeite,junte o puré de tomate ao refogado, bem como a carne picada. Adicione a polpa de tomate e regue com o caldo de carne quente. Tempere com sal, pimenta e orégãos e deixe cozinhar durante 5 minutos. Em seguida passe a mistura pela varinha mágica (é importante este passo ou de contrário será difícil de colocar a carne em camadas finas). Entretanto prepare o molho béchamel (não use de compra pois este deve ficar bem espesso e cremoso). Neste momento deve cozer as folhas de lasanha em água abundante temperada de sal (eu uso a massa pronta a ir ao forno, não sendo preciso cozinha-la).
Só deve montar a lasanha quando todos os ingredientes estiverem frios, ou correrá o risco da massa ficar semicozida e da lasanha ficar rija depois de cozida.
Num recipiente rectangular/quadrado que possa ir ao forno, coloque um pouco de béchamel e comece a montar a lasanha, alternando as folhas de lasanha com o preparado de carne, o queijo ralado e o molho béchamel. Termine com o molho bechamel e polvilhe com o restante queijo. 
Leve ao forno durante cerca de 35 a 50 minutos (o tempo irá depender do uso de massa pré-cozinhada ou cozida no momento), à temperatura de 200º C.


Molho Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. 
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar até ficar grossinho. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.


Adaptado de : Cozinha de Sucesso