Requeijão Cremoso (e um Desafio)












1 litro de leite (de preferência gordo)
2 colheres de sopa de leite em pó (cheias)
4 colheres de sopa de sumo de limão
2-3 colheres de café de sal
1 passador de rede (grande)
1 pano de algodão
1 caixinha com furos (uso a caixa de um requeijão de compra)
1 pedaço de gaze





Coloque o leite numa panela, junte-lhe o leite em pó e mexa para que se dissolva. Em lume alto, deixe o leite ferver, mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo. Quando ferver, reduza o lume e junte o sumo de limão e o sal. Mexa suavemente em volta dos lados da panela até todo o leite se separar em soro e coalhada. O líquido (soro) deverá ser claro, quase transparente mas com um tom amarelo-claro. Se ele assim não for, deixe ferver mais um pouco e/ou adicione mais sumo de limão (pouco).

Sobre um recipiente alto (tigela de plástico) coloque um coador de rede e sobre este acomode um pano de algodão (usei uma fralda de bebé que não foi usada). Verta a coalhada sobre o pano e aguarde que o soro escorra. Com uma colher, coloque a coalhada na caixinha com furos (abaixo desta deve estar um pano para absorver o restante soro). Deixe o queijo assim durante 15 minutos. Em seguida retire o queijo da caixinha e enrole-o em gaze (deste modo ele conservar-se-à muito mais tempo). Coloque no frigorífico durante 2-3 horas e pode servir.


Nota: O requeijão tem cerca de 2 dias de validade mas se o mantiver envolto na gaze durará mais tempo.




Desafio...


Fui convidada pela querida Josy do blog Cozinhando com Josy para um desafio e logo aceitei com muito prazer e carinho.
O desafio trata-se de responder a 10 perguntas e 7 Fatos Aleatórios Sobre mim. 


1 - Nome da minha música favorita.

"As Quatro Estações" de Vivaldi (mas gosto também de musica instrumental moderna, musica indiana, árabe e pop/rock)

2 - Nome da minha sobremesa preferida

Pavlova de Maracujá

3 - O que me tira do sério

Maldade humana

4 - Quando estou chateada

Fico muito chata...

5 - Qual é o animal de estimação preferido?

Gatos...gatos...gatos e mais gatos...

6 - Preto ou Branco

Branco

7 - Maior Medo

Perder as pessoas que amo

8 - Atitude Quotidiana

Distrair-me com qualquer coisa

9 - O que é perfeito

O sorriso da pessoa que mais amamos

10 - Culpa

Não ser aquilo que os outros esperam de mim



7 factos aleatórios sobre mim: 

1 - Adoro fazer bolos, doces, bolinhos...
2 - Adoro escrever (um dia falarei do livro que estou a escrever)
3 - Adoro fazer as pessoas rir
4 - Sou muito stressada, principalmente quando algo não corre como eu esperava
5- Gosto imenso de falar...
6 - Preocupo-me demais...com tudo e com todos
7 - Adoro gatos (tenho quatro)... e emociono-me com o carinho que eles me demonstram