Bolachas de Cacau com Pedaços de Chocolate Branco














100 g de manteiga (amolecida em temperatura ambiente)
25 g de açúcar branco
50 g de açúcar amarelo
150 g de farinha
25 g de cacau sem açúcar (usei magro)
1 colhere de chá de essência de baunilha
1 ovo pequeno
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
100 g de chocolate branco de culinária (cortado em pedaços)



Parta o chocolate branco em pedaços não muito pequenos, uns maiores que outros. Reserve.
Unte 2 folhas de papel vegetal com margarina e polvilhe-as com farinha, em seguida coloque-as dentro de tabuleiros de ir ao forno. Reserve.
Com a batedeira bata a manteiga com os açúcares e a baunilha até obter um creme fofo. Adicione o ovo (previamente batido) e bata bem para homogeneizar. Junte a farinha misturada com o cacau, o fermento e o sal. Bata mais um pouco em velocidade lenta e apenas para misturar os ingredientes. Com as mãos acabe de amassar e acrescente um pouco mais de farinha, caso seja necessário, pois a massa deve ser elástica e não grudar ás mãos. Adicione o chocolate branco em pedacinhos à massa e envolva muito bem para que este fique igualmente distribuído.
Pré-aqueça o forno a 160º C.
Usando as mãos, faça 30 bolinhas do mesmo tamanho. Achate-as bem entre as palmas das mãos e coloque-as no tabuleiro, deixando 3-4 cm entre si. Leve ao forno por cerca de 12-15 minutos.
Retire-as do forno mas deixe-as arrefecer 5m no tabuleiro para que endureçam. desenforme e deixe-as arrefecer sobre uma grade. guarde em frascos hermeticamente fechados.


Nota: Rende cerca de 15 bolachinhas.

Adaptado de: Flagrante Delicia