Corações de Merengue















Lembrei-me de fazer algo doce para este dia, já tão doce, que se aproxima. 
Mas o que fazer? Queria algo diferente, delicado, frágil e deliciosamente doce...
E foi assim que surgiram estes docinhos de merengue que representam muito bem o coração de muitas pessoas...pois eles são duros à primeira vista... mas ao primeiro toque... desfazem-se em doçura e cremosidade.
Feliz Dia dos Namorados!




125g de claras (cerca de 4)
200 g de açúcar
1/2 colher de café de essência de baunilha
1/2 colher de café de corante alimentar vermelho


Coloque uma  folha de papel vegetal num tabuleiro largo. Com um lápis desenhe corações de vários tamanhos e deixando 2cm entre cada um (eu usei cortadores de biscoito como molde). Reserve.
 Numa tigela, junte as claras com o açúcar, o corante e a baunilha, envolva bem com uma vara de arames. Sobre o lume coloque um tacho largo com água e quando esta ferver coloque o recipiente com as claras em "banho maria". E mantenha-o dentro de água, mexendo sempre a mistura de claras,  até que esta se encontre morna e o açúcar pareça estar completamente dissolvido. Nessa altura retire logo o recipiente do "banho maria" e bata com a batedeira eléctrica até ficar um creme bem firme (para ter certeza que está no ponto deve virar o recipiente ao contrário e se o creme nem se mover é porque está pronto).
Ligue o forno a 150ºC.
Coloque o creme dentro de um saco/seringa de pasteleiro com boquilha lisa. Contorne e/ou encha os corações que desenhou no papel vegetal, alise o merengue com uma espátula. 
Leve ao forno pré-aquecido durante 20 minutos (nesta altura eles devem encontrar-se com a camada superficial um pouco rija). Retire-os do forno e aguarde que arrefeçam antes de os retirar do papel vegetal com extremo cuidado, pois são muito frágeis.