Enchiladas de Frango e Cogumelos













250 g de sobras de frango desfiado (assado ou grelhado)
175 g de cogumelos brancos frescos
200 ml de natas
200 ml de leite
1 cebola finamente picada
3 dentes de alho picados
5 tortilhas grandes (ver receita aqui - com esta massa faça 6 tortilhas)
250 g de queijo cheddar ralado ou em fatias*
4-6 colheres de sopa de óleo de amendoim
Sal e pimenta branca q.b.
Noz-Moscada em pó q.b.
Cominhos em pó q.b.
Coentros em pó q.b.
Piripiri em pó q.b.
Tabasco q.b.



Se pretende tortilhas caseiras, que são muito fáceis de fazer, a receita encontra-se aqui. Para que obtenha tortilhas grandes use esta massa mas faça apenas 6 tortilhas.
Desfie o frango finamente e reserve. Corte os cogumelos brancos em fatias e depois em quartos (não devem ser pedaços grandes para que os ingredientes se misturem bem).
Misture as natas com o leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.
Num tachinho coloque o óleo, a cebola e o alho finamente picados, deixe alourar. Junte os cogumelos, tempere de sal e pimenta e deixe-os "murchar" um pouco, salteando-os. Junte o frango desfiado, envolva bem. Tempere com sal, pimenta branca, noz-moscada, piripiri em pó, coentros em pó e cominhos. Envolva muito bem esta mistura e deixe cozinhar por 5 minutos. rectifique o sal e as especiarias e deixe cozinhar mais 1-2 minutos. Junte cerca de metade da mistura de natas, misture bem e deixe cozinhar mais 3 minutos.
Se as tortilhas não estiverem maleáveis no momento de as usar, aqueça-as no microondas por 30 segundos ou numa frigideira sem adição de gorduras por 30 segundos de cada lado.
Coloque a tortilha sobre um prato ou mesa de trabalho, ao centro desta coloque uma porção da mistura de frango e um pouco de queijo cheddar ralado (Se não encontrar queijo cheddar ralado compre em fatias e corte-as finamente com uma tesoura de cozinha. Reserve metade do queijo para a cobertura.). 
Dobre a tortilha como se fosse um charuto e coloque-a num tabuleiro de ir ao forno com as dobras viradas para baixo. Depois de todas as tortilhas estarem no tabuleiro, regue-as com a restante mistura de natas. Por fim, polvilhe com o queijo cheddar que lhe restou.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até as enchiladas gratinarem e a mistura das natas e leite cozinhar, cerca de 25 minutos.
Deve servir imediatamente acompanhado de uma salada verde. Ao colocar as enchiladas no prato, abra-as no sentido longitudinal e salpique um pouco de tabasco para o interior da mesma.



*Nota: Se não encontrar queijo cheddar ralado compre em fatias e corte-as finamente com uma tesoura de cozinha.


11 comentários:

  1. Nhammmmmmmm que delicia menina.
    Que fotos lindas.
    Olha me deu uma fomeeeeeee.
    Então tá bem explicadinho esta receita, parabens.
    Beijos e tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta tua sugestão, vou ter de experimentar, muito bom aspecto imagino o sabor!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Bela sugestão para aproveitamento de frango.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sabes, eu adoro enchiladas. As de frango são as minhas favoritas. As tuas ficaram com um aspecto de babar. Esse interior tão cremoso :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. MINHA QUERIDA,
    A TUA RECEITA ESTÁ PERFEITA, FIQUEI DE BOCA ABERTA COM AS FOTOS, PARABÉNS!

    BOA SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  6. Nárwen querida que delicia de enchiladas, ficaram lindas e é um ótimo aproveitamento para o franguito. Gostei por demais da receita. Excelente. A apresentação como sempre muito bonita amiga com o rabanete e suas folhas. Bjocas ótima semana

    ResponderEliminar
  7. Anabela,
    Ficaram lindas e muito convidativas a s tuas enchiladas... Uma comida que eu aprecio muito, e esse recheio hummmm : ) As fotos e a apresentacao linda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha, ficaram lindas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/