Pão com Azeitonas










Massa-mãe:
200ml de água morna
20g de levedura (fermento fresco/padeiro)
200g de farinha

Massa:
50ml de azeite
50ml de água morna
300g de farinha
1 colher de chá de sal
200g de azeitonas pretas partidas



Corte as azeitonas em pedacinhos, retire o caroço e escorra-as bem. Reserve.
Num recipiente coloque a água morna e nela deite o fermento para que se dissolva, aguardando -5-7 minutos. Mexa um pouco e reserve.
Noutro recipiente, junte o fermento dissolvido e a farinha para a massa-mãe. Amasse bem, sovando a massa. tape o recipeinte com um pano e coloque-o num lugar seco e sem correntes de ar (eu coloco dentro do microondas desligado) durante 1:30 h.
Após este tempo, coloque os restantes ingredientes com excepção das azeitonas, num recipiente maior. Junte a massa-mão e amasse bem, sovando a massa até que esta se apresente elástica e a formar algumas bolhas.
Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, junte as azeitonas (se for necessário junte mais um pouco de farinha devido à humidade das azeitonas) e amasse levemente apenas para distribuir bem as azeitonas. Faça uma bola com a maça, coloque num recipiente e tape com um pano, colocando-o num lugar seco e sem correntes de ar (eu coloco dentro do microondas desligado) durante 1:30 h.
Após este tempo, forme bolas pequenas de massa ou duas maiores, disponha-as num tabuleiro enfarinhado e pincele com azeite. Leve ao forno a 180ºC por 20-25m se forem bolas pequenas ou 40-60m se forem maiores. Quando se apresentarem dourados estão prontos.


Adaptado de: Pão, Bolos e Cia