Charlotte de Morangos















A Charlotte é uma sobremesa com origem francesa sendo muitas vezes conhecida como "ice-box cake".
Normalmente servida fria, esta sobremesa é revestida por bolos-esponja, biscoitos ou bolachas, sendo os palitos la reine os mais usados na sua confecção. Estes são utilizados para alinhar um molde, que é então preenchido com um puré de frutas ou creme de natas.



200g de palitos la reine
300g de morangos (reduzidos a puré)
80g de morangos cortados aos pedaços
2 iogurtes de aroma de morango (2x120g)
6 folhas de gelatina incolor
3 colheres de sopa de água
200ml de natas
1 colher de café de sumo de limão
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado

Xarope:

2 colheres de sopa de açúcar
50ml de água

Decoração:
morangos fatiados q.b.



Recheio:
Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Lave muito bem os morangos, reduza-os a puré, e filtre-os num passador de rede fina, para descartar as sementinhas e as partes sólidas restantes.
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por 10 minutos. Escorra-as muito bem, coloque-as num recipiente metálico, junte-lhes 3 colheres de sopa água quente (se estas não se dissolverem leve a lume brando por um bocadinho). Deixar arrefecer um pouco.
Numa taça, junte os iogurtes com os morangos triturados e misture bem. Junte, aos poucos, as folhas de gelatina derretidas usando uma vara de arames, misture bem.
Bata as natas com o sumo de limão até estarem bem firmes, junte o açúcar baunilhado e bata mais um pouco.
Envolva, suavemente, as natas na mistura dos iogurtes, até obter uma mistura homogénea.


Montagem:
Faça o xarope misturando a água com o açúcar e levando-a ao lume até o açúcar ficar dissolvido. Retire do lume e deixe arrefecer.
Forre, com película aderente, uma forma de charlotte (eu usei uma forma de aro removível de 16cm de diâmetro) com película aderente.
Corte as pontas dos biscoitos de forma a ficarem todos com a mesma altura e tendo o cuidado para não ficarem muito mais altos que a forma (cerca de 9cm cada). Reserve as pontas cortadas. 
Com um pincel humedeça, levemente, os palitos com o xarope preparado (não devem ficar demasiado ensopados, senão não vão aguentar na vertical). Disponha os palitos na vertical, muito bem encostados uns aos outros, a toda a volta da forma.
Coloque metade do creme na forma e leve ao frigorífico por 1 hora. 
Após este tempo, e sobre o creme, coloque uma camada de morangos cortados em pedaços intercalada com as pontas dos biscoitos (se for necessário mais biscoito deve cortar os restantes palitos em cubinhos previamente humedecidos com o xarope ). Por fim, cubra com o restante creme.
É importante que o recheio da charlotte fique com a mesma altura do que os palitos dispostos na vertical, nem que, para isso, faça uma camada com cubos de palitos até ficar com a mesma altura (se a forma que usar for grande pode fazer 2 camadas de morango com biscoito e dividindo o creme em 3 partes iguais).
Leve ao frigorífico durante 4-5 horas ou até solidificar.
Na altura de servir, desenforme a charlotte para um prato e com cuidado retire a película aderente.
Decore a gosto com morangos laminados.




Adaptação quase total de: Baunilha e Caramelo