Malmequeres















Massa:
300 g de farinha
200 g de manteiga com sal
250g de açúcar
2 ovos grandes
1 colher de sobremesa de essência de ananás
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Glacê de Ananás:
60 ml de leite
150 g de açúcar 
1 colher de sobremesa de essência de ananás
Amido de milho q.b.
Corante amarelo q.b.


Massa:
Forre um tabuleiro com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha. Reserve.
Junte a farinha, o fermento e o sal, misture e reserve.
Bata o açúcar com a manteiga amolecida em temperatura ambiente até obter um creme bem fofo. Adicione os os ovos, um a um e junte o extracto, batendo entre cada adição. Adicione a mistura de farinha, gradualmente e batendo devagar. Amasse mais um pouco usando as mãos até obter uma massa que não grude demasiado ás mãos e, para isso, poderá ser necessário juntar mais um pouco de farinha (não coloque muita farinha pois a massa não deve ser seca, ela deve grudar um pouco).
Divida a massa em duas partes iguais, e estenda cada uma delas até obter uma altura de 0.5cm. Envolva casa a massa estendida com película aderente e leve ao frigorífico até endurecer o suficiente para poder usar cortadores de massa (cerca de 30-60minutos).
Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Quando a massa já estiver mais rija, retire uma das porções do frigorífico, coloque-a sobre uma superfície enfarinhada e corte bolachas usando um cortador em forma de flor. Coloque as bolachas no tabuleiro previamente preparado deixando 2-3 centímetros de distancia entre si e leve ao forno cerca de 7-10 minutos, ou até dourarem ligeiramente. Retire as bolachas do forno, deixe-as arrefecer 5 minutos no tabuleiro, desenforme e deixe-as arrefecer sobre uma grade.
Execute o mesmo processo para a outra porção de massa.
Pincele as bolachas com o glacê e no centro coloque um mini-smartie.

Glacê de Ananás:
Num recipiente metálico junte o leite com um pouco de amido de milho e mexa com uma vara de arames para que este se dissolva. Junte o açúcar e o extracto de ananás e leve ao lume, mexendo sempre até o açúcar derreta e que obtenha um líquido ligeiramente espesso (se for necessário junte mais amido e milho dissolvendo-o previamente num pouco de leite). Retire do lume e adicione o corante a gosto. mexa bem.


Adaptado de: Taste of Home - April 2012