Massa de Pizza Italiana










A verdadeira massa de pizza italiana...
A melhor que provei até hoje!
É crocante por fora, fofa por dentro...perfeita!



15g de fermento de padeiro/levedura
1 pitada de açúcar
300g de água morna
55g de azeite
525g de farinha
8g de sal


Amorne a água (não deve estar a mais que 60ºC) e a ela junte o fermento e uma pitada de açúcar. Aguarde que o fermento se dissolva (cerca de 2-3 minutos), mexa um pouco e verta este preparado para um recipiente maior. Junte o azeite, envolva com uma colher. Acrescente a farinha, aos poucos,  misturando até remover todos os grumos. Por fim, junte o sal.
Amasse bem sovando e puxando a massa durante cerca de 8 minutos, a massa estará pronta quando a sua consistência for fofa, elástica e ligeiramente grudenta (se necessário acrescente um pouco de farinha, mas pouca pois a massa não pode ficar seca). Faça uma bola e coloque a massa numa tigela untada com óleo e tape-a com um pano, deixando-a dobrar de volume (cerca de 1:30 hora) em lugar abrigado (eu coloco a massa num recipiente tapado e dentro do microondas fechado e desligado).
Quando a massa dobrar de volume, divida-a em 3 partes iguais. Estenda cada uma delas em forma de circulo, esticando as laterais com os punhos e com o rolo da massa (não é fácil de esticar mas vale a pena o esforço). A espessura de massa deve ser apenas de 0.5cm (não a deixe maior que isto pois ainda crescerá um pouco). 
Passe bastante farinha sobre cada lado da base da pizza e coloque-a sobre um tabuleiro de forno muito bem enfarinhado, tape-o bem e deixe levedar por mais 30 minutos. 
Execute este mesmo processo para as outras duas porções de massa.
Após levedar, pique cada base de pizza com um garfo e leve-as ao forno a 250ºC, ainda sem o recheio, por 6-8minutos, apenas para dourar ligeiramente e pré-cozer a massa.
Em seguida, retire as bases do forno e pode recheá-las a gosto ou deixa-las arrefecer e congelar.


Nota: Rende 3 bases de pizza de tamanho médio ou 6 individuais.

Adaptado de : The Italian Baker - Carol Field