Shortbread














O Shortbread é um tipo de biscoito feito de manteiga, farinha e açúcar que não leva adição de qualquer levedante.
Ele é assim chamado devido à sua textura friável (a partir de um antigo significado da palavra short). A causa desta textura vem do seu elevado teor de gordura, fornecido pela manteiga.
Este biscoito está geralmente associado à Inglaterra, mas consta que no século XII, na Escócia, apareceu uma espécie de pão enriquecido que provavelmente é a base deste biscoito. Consta ainda que, Maria, Rainha dos Escoceses, no século XVI, deu nome a um biscoito que era cortado em fatias triangulares e aromatizado com sementes de cominho. Nesta altura, o shortbread era caro e reservado como um luxo para ocasiões especiais como Natal, Hogmanay (Ano Novo Escocês) e casamentos.



Para 4 shortbreads redondos com 15 cm de diâmetro:

300 g manteiga com sal
200 g açúcar
500 g de farinha
1 pitada de sal
1 gema batida (para pincelar)
Açúcar q.b. (para polvilhar)



Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e o sal, até obter um creme fofo. 
Peneire a farinha e amasse tudo com rapidez, de modo a obter uma massa quebrada (mas bem amassado). Faça 4 bolas de peso igual, achate-as e leve-as ao frigorífico durante 2 horas.
Após este tempo, estique cada porção de massa até obter círculos com 15 cm de diâmetro.
Com o canto da faca, desenhe losangos sobre a massa para que, depois de cozidos, os shortbreads possam ser facilmente partidos à mão. 
Pincele os shortbreads com ovo batido e polvilhe-os com açúcar. Coloque-os num tabuleiro de r ao forno forrado com papel vegetal previamente untado com margarina e polvilhado com farinha.
Leve a forno pré-aquecido a 190ºC durante 20 minutos, aproximadamente, ou até adquirirem um tom dourado.


Nota: Se preferir os shortbreads simples basta não polvilhar com açúcar e, sendo assim, a gema batida também será opcional.

Adaptado de: As 100 mais famosas sobremesas do mundo