Banana Nut Bread (Pão de Banana e Nozes)

















O pão de banana é confeccionado com puré de bananas completamente maduras, sendo, geralmente, muito fofo, húmido e doce.
Este é originário dos Estados Unidos mas não se sabe ao certo quando, e onde, foi criado. No entanto, especula-se que teve origem no século XVIII quando donas de casa experimentavam o bicarbonato de sódio nos seus bolos, uma vez que este produto começava a estar disponível para venda.
Nos dias de hoje, e depois de aparecer em diversos livros importantes, o pão de banana, ganhou notória popularidade e até foram concebidas novas receitas, tais como as variantes com nozes, passas ou até pepitas de chocolate.


Este bolo surpreendeu-me tanto, mas tanto...é tão bom, tão fofo, tão saboroso... indescritível! 
Experimentem o quanto antes pois não se vão arrepender.





2 bananas grandes bem maduras
100g de nozes em pedaços
115g de manteiga com sal (amolecida em temperatura ambiente)
240g de farinha
200g de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal



Pré-aqueça o forno a 165ºC.
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês de 9x25cm (ou de medidas semelhantes). Reserve.
Corte as nozes em pedaços médios e reserve (pode usar noz europeia ou pecã).
Retire a casca ás bananas e esmague-as muito bem com o auxilio de um garfo. Reserve.
Num recipiente pequeno, junte a farinha com o sal e o bicarbonato de sódio, mexa bem e reserve.
Noutro recipiente e usando a batedeira em velocidade média/alta, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um a um, e batendo bem entre cada adição. Junte o leite, a essência de baunilha e as bananas esmagadas, batendo mais um pouco para misturar bem. Junte a mistura de farinha aos poucos e com a batedeira em velocidade baixa. Quando obtiver uma espécie de creme bata, em velocidade alta, por mais 2 minutos para desfazer completamente a banana.  Junte as nozes e envolva bem com uma espátula. Verta o preparado para a forma e alise a superfície. 
Leve a forno pré-aquecido por 70-85minutos ou até que a massa se apresente completamente cozida (faça o teste do palito no centro do bolo, espete um palito de madeira no bolo e se este sair limpo é porque está cozido). Deixe arrefecer 10 minutos e desenforme.



Adaptado de: Light & Tasty - April/May 2002