Cachaço Assado com Macedónia de Legumes Primaveris














1 cachaço de porco sem osso (cerca de 1kg)
Louro em pó q.b.
Molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
Mistura de 7 pimentas em grão q.b.
Pimentão doce q.b.
3 dentes de alho esmagados
1/2dl de vinho branco
1/2dl de óleo de de amendoim
1 cubo de caldo de carne
1 kg de batatas
3 cenouras grandes
1 e 1/2 chávena de ervilhas
Sal q.b.


Coloque a carne ao centro de um refractaria e faça-lhe alguns furos usando um objecto afiado e pontudo. Num recipiente, faça um molho com louro em pó, molho de piripiri, os alhos esmagados, a mistura de 7 pimentas, pimentão doce, 1/2 dl de óleo de amendoim, 1/2 dl de vinho branco e sal . Dissolva o cubo de caldo de carne em 200ml de água quente e junte-o ao molho, mexendo bem. Com este molho regue a carne e deixe tomar gosto por, pelo menos, 1 hora.
Entretanto, lave, descasque e corte as batatas e as cenouras em cubinhos pequeninos e leve-as a cozer em água fervente temperada com sal. Coza as ervilhas do mesmo modo, mas num tacho à parte. Escorra ambos os legumes e misture-os bem.
Após este tempo, leve a carne ao forno a 200ºC, tendo o cuidado de colocar uma folha de alumínio caso comece a queimar por cima. Quando esta já estiver quase cozinhada, retire-a do forno e verta o molho desta para outro recipiente. Coloque os legumes em torno da carne e regue-os com o molho, envolvendo-os bem neste. Leve novamente ao forno até que as batatas dourem um pouco e a carne esteja cozinhada.