Caldeirada de Tintureira e Marisco















1 kg de batatas
800g de postas de tintureira
200 g de ameijoa vietnamita com casca
250 g de camarão inteiro 
2 cebolas 
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
5 tiras de pimento verde
5 tiras de pimento vermelho
3 tomates grandes
1 dl de azeite 
1 dl de vinho branco
1 colher de sobremesa de salsa picada
1 colher de sobremesa de coentros picados
1 colher de sobremesa de pimentão-doce 
1 malaqueta picada (ou piripiri em pó)
Mistura de 5 pimentas em grão q.b.
Sal q.b.




No fundo de um tacho largo colocam-se as amêijoas até cobrir todo ele, para evitar que o cozinhado pegue. Sobre as ameijoas dispõe-se a primeira camada da caldeirada começando por usar metade dos seguintes ingredientes e seguindo esta ordem: cebola às rodelas, malagueta picada, tomate também às rodelas,  pimentos em tiras, alho picado, uma folha de louro, salsa e o sal.
Sobre esta camada, coloca-se  metade do peixe, metade do camarão, uma pitada de sal e meia colher de sobremesa de pimentão doce e a mistura de pimentas. Finalmente coloque as batatas às rodelas. 
Em seguida, faça uma camada com o restante peixe, camarões, cebola, tomate, malagueta picada, pimentos, a folha de louro, salsa, sal, a meia colher de sobremesa de pimentão doce e a mistura de pimentasRega-se com o azeite e o de vinho branco.
Deixe cozinhar em lume brando, com o tacho tapado,  por 25 minutos, aproximadamente, sem nunca mexer a caldeirada. Quando as batatas e o peixe estiverem cozidos está pronto. No momento de servir salpique com coentros picados.